Associação de Belas Artes Antônio Parreiras celebra tradição com exposição gratuita de mais de 100 obras

Mostra estreina nesta sexta e expõe produções de alunos e colaboradores


Por Mafê Braga*

06/11/2025 às 17h24

uploads FERNANDO PRIAMO 18.01.2019 05.01.32 h 105 site
Exposição homenageia profissionais que já atuaram no espaço (Foto: Fernando Priamo / Divulgação)

Nesta sexta-feira (7), alunos e colaboradores da Associação de Belas Artes Antônio Parreiras expõem suas obras no Salão Nobre do espaço, sediado na Praça da Estação, em Juiz de Fora. Realizada anualmente, a atividade ocorre das 19h às 23h, com a presença de 105 obras nesta edição. A exposição gratuita reúne o trabalho de 35 artistas, com o uso de técnicas que variam entre desenho, aquarela, óleo sobre tela e esculturas. 

De acordo com a presidente da associação e responsável pela exposição, Irene Barros, as obras começaram a ser produzidas no início de 2025 e, posteriormente, houve uma seleção para que as melhores de cada artista fossem expostas. Nesse sentido, a mostra também homenageia os pintores e professores Myrthes Muller e Lucas Marques do Amaral, cujo trabalho foi relevante para o espaço artístico, segundo a direção.

“As obras estão belíssimas. Tem óleo sobre tela, desenho em aquarela, lápis pastel, desenho em preto e branco, carvão e colagens lindíssimas também”, afirma. Irene também menciona que oito esculturas estarão em destaque, sendo uma feita por uma instalação em ferro. 

Por fim, a diretora defende que a arte serve como terapia para diversos alunos do espaço e aborda a participação deles na construção da comemoração anual, realizada por meio das mensalidades. Apesar de impasses, como incêndios anteriores no local, Irene defende a continuidade do trabalho, pois, segundo ela, ele é uma ferramenta que “refina as pessoas e as inspira, transformando o aprendizado em um momento que as acalma”

* Estagiária sob supervisão da editora Mariana Floriano

Serviço

Exposição anual – Associação de Belas Artes Antônio Parreiras 

Data: 7 de novembro (sexta-feira)
Horário: 19h às 23h
Local: Salão Nobre da Belas Artes (Praça da Estação Nº 5)
Entrada franca

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.