‘A Velha e o Macaco’ com o Circo Amplitud neste domingo (8) no Solar
Espetáculo integra projeto Caravana da Alegria, com peças infantis sempre aos domingos às 16h

O projeto Caravana da Alegria tem prosseguimento neste domingo (8), às 16h, no Teatro Solar, com a apresentação da peça infantil “A Velha e o Macaco”. Encenada pelo Circo Amplitud, o espetáculo é baseado em uma história popular caribenha, recolhida por um historiador no Haiti, adaptada pelo grupo a partir de sua pesquisa nas artes circenses e que será apresentada pela primeira vez.
De acordo com a diretora Gabriela Machado, a história começa com a Velha, que cultiva o mel das abelhas para vender na feira da cidade. Só que um dia ela tropeça durante o caminho, na floresta, e perde toda sua produção quando as garrafas quebram. Indignada por perder todo o mel, ela pergunta a Deus porque recebe tantas desgraças. Escondido, o Macaco observa a cena e, depois que ela vai embora, prova o mel que ficou no chão. Ele gosta tanto da iguaria que pede a Deus que dê mais desgraças para ela; o criador, então, atende o seu pedido: só que são “desgraças de macaco”, e por conta disso ele vai se envolver nas maiores roubadas.
No total, serão oito pessoas no palco: Gabriela como a narradora, três professores e quatro alunos do Amplitud, que desde fevereiro se dedicam aos ensaios. “A história será narrada e ilustrada por meio de números de circo, como malabalares, equilíbrio em bola, tecido e lira (aparelho parecido com o trapézio, mas de formato circular)”, adianta. “Temos uma pesquisa na Escola de Circo Amplitud que tem por objetivo ver como a arte circense pode ir além do número tradicional, de acordo com a linguagem do circo contemporâneo, movimento que busca ampliar os limites do circo encontrando, inclusive, outras linguagens. São mudanças cíclicas, que já aconteceram em outras ocasiões, e nas quais estamos inseridos.”
Esta é a segunda experiência do Amplitud dentro desse espectro de pesquisas. No ano passado, foi encenado o espetáculo “268 dias”, sobre o processo de gestação, em que se estudava quais outras dramaturgias poderiam ser produzidas a partir de números de circo. “Seguimos nessa pesquisa, agora trabalhando com esse conto popular; é a tentativa de fazer o encontro da contação de histórias com o circo, e vice-versa.”
Além de “A Velha e o Macaco”, o projeto Caravana da Alegria ainda tem outros três espetáculos programados para os domingos de abril: “O Rei Leão” (dia 15), “Se bicho eu pudesse ser” (dia 22) e “Trupe Gabi Gabizoca em ação” (dia 29).
A Velha e o Macaco
Neste domingo (8), às 16h, no Teatro Solar (Avenida Presidente Itamar Franco 2.104)









