Sarau do Sararau fortalece o hip hop na Zona Norte

Evento ocorre neste domingo (6), na Praça CEU, das 14h às 17h


Por Elisabetta Mazocoli, estagiária sob supervisão de Wendell Guiducci

06/03/2022 às 07h00

sarau sararau
Poetas, MCs, dançarinos e DJs estarão neste domingo na Praça CEU (Foto: Mohammed)

O evento “Sarau do Sararau” irá celebrar o hip hop na Zona Norte de Juiz de Fora. Buscando resgatar as raízes dessa cultura, os organizadores têm como proposta um evento com dança, música, poetas e batalhas de rima. As apresentações acontecerão na Praça CEU (Avenida Juscelino Kubitschek 5.899, Benfica), neste domingo (6), das 14h às 17h, com entrada franca.

O MC e poeta Igor Braz, um dos organizadores do sarau, conta que a ideia desse evento surgiu ainda na pandemia. Ele e outros artistas perceberam que as produções e divulgações dos seus trabalhos estavam bastante paradas por conta do isolamento, e encontraram no sarau em lives uma alternativa para continuarem. “Convidamos artistas em geral para participarem, cada um fazendo o que mais gosta. Cada um tinha de 30 a 40 minutos para se apresentar, e aí a gente conhecia mais sobre a arte e a história deles.” Foram dez edições nesse modelo, até que foram aprovados no edital Cultura da/na quebrada, do Programa Cultural Murilo Mendes, e planejaram edições presenciais.

No evento que ocorre neste domingo (6), Braz diz que a proposta é “trazer a cultura hip hop para mais perto da quebrada, o lugar de onde veio mesmo”. Para isso foram convocados dançarinos, músicos, poetas e MCs. “Vamos explorar essa cultura e levar pra todo mundo”, diz. Igor enxerga que a importância em realizar eventos assim está justamente em incentivar outras pessoas das periferias a conhecerem o meio artístico e passarem a ter mais acesso a ele.

Entre os convidados estão o rapper Oliveira MC e os bailarinos Breno Anthony, Nina e Talibã. A batalha de rima irá funcionar com oito participantes, que devem se inscrever na hora do evento. Eles serão escalados com base na ordem de chegada. O vencedor dessa batalha será premiado com o valor de R$ 100. Além disso, o evento também vai ter microfone aberto para todos os poetas que desejarem se apresentar. Durante o mês de março, devem ocorrer dois outros eventos do tipo, um no dia 13, na praça do Bairro Santo Antônio, e outro no dia 20, na praça do Jóquei 2.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.