Entre passado e futuro: Nexus3, a Mesa de centro

O designer e arquiteto Fabrício Dias, selecionado para a “Exposição Design e Arte” dos Novos Talentos Brasileiros, está na Mostra Morar Mais – RJ


Por Luiz Henrique Duarte

05/10/2025 às 11h00

IMAGEM 1IMAGEM 3IMAGEM 4IMAGEM 5IMAGEM 6
<
>

 

 

No território da alta decoração, poucas peças conseguem traduzir, de forma tão precisa, o encontro entre memória e inovação, quanto a Mesa de Centro Nexus3, criação do arquiteto e designer de produtos Fabrício Dias. A obra deste projeto nasce como manifesto estético e cultural, onde o mobiliário se coloca não apenas como objeto de uso, mas como reflexão sobre o tempo, a matéria e a arquitetura brasileira contemporânea.

Técnica Ancestral

O tampo em madeira tauari revela a delicadeza da técnica japonesa Naguri, um método ancestral de entalhe que imprime profundidade e textura à superfície. Trata-se de um gesto artesanal que eterniza a beleza natural da madeira e coloca em diálogo com a cultura global, reafirmando o poder do fazer manual em meio ao avanço tecnológico.

Linhas limpas

Em contraponto, a base em aço se ergue com firmeza e leveza, em linhas limpas e minimalistas. A racionalidade da estrutura industrial sustenta o caráter poético do tampo, em um equilíbrio entre força e delicadeza que ecoa os princípios da boa arquitetura – sempre tensa entre peso e suspensão, permanência e fluidez.

Nexus

Mais do que mobiliário, a Nexus3 é pensamento projetual em estado puro. É o passado reimaginado pelo presente, a tradição ressignificada pela contemporaneidade. Uma peça que celebra a potência de um design brasileiro que olha para o mundo sem perder de vista suas raízes.

Ficha técnica

  • Projeto: Fabrício Dias ( arquiteto e designer de produtos )
  • Fotos: Ramon Bastos ( fotógrafo ) e assessoria de imprensa
  • Mesa: Mesa de centro selecionada para a exposição dos ” Novos Talentos Brasileiros “, que acontece de 25/09 a 09/11 na Exposição de Design e Arte, da Mostra Morar Mais RJ, de terça à domingo, das 12h às 21h ( Rua Presciliano da Silva número 188 Joá – Rio de Janeiro )

Giro do Design

  •  A Mostra Identidade, que está acontecendo em grande estilo, na Conceito Sier Jf, reúne arquitetos e designers, em 9 ambientes de puro bom gosto, traduzindo uma nova experiência. Esta semana, o arquiteto, Alex Martins, recém chegado da Índia, recebeu amigos em seu espaço, comemorando seu niver. Entre presenças, Myrliane Leão, Florinha Carmo, Claudia Tabet ( Jardins com Arte ), Jéssica Rianelli ( Casa Ancla ), entre outros. Tudo isso, com direito aos doces finos da expert, Érica Goes.
  • O Constantino Hotel, foi cenário ontem, sábado, para a realização da 9° Edição da Arte Viva JF, reunindo vários artesãos com peças para a casa e também gastronomia. Uma boa dica para você ficar atento para as novas edições.
  • A jornalista Carol Limma, líder do grupo feminino “Só Delas” e embaixadora do JF SUMMIT em 2025, que acontece nos dias 8 e 9 de outubro no Terrazzo, o maior festival de empreendedorismo e inovação da Zona da Mata, com grandes nomes do cenário nacional, contando um pouco da programação para as mulheres empreendedoras: no palco principal, três mulheres que são incríveis e referência em suas áreas de atuação, Gabriela Prioli que é jornalista e comentarista política, Monique Evelle que é investidora, empresária e Carol Portilho que é especialista em comunicação e linguagem corporal. Um evento único para conectar pessoas.
  • A coleção da Tok Stok, apresentando as louças e mesa “Tudo ou Tudo”, assinadas por Arnaldo Antunes, músico e poeta brasileiro, que transformam versos em design exclusivo. Cada prato, cada traço, é um convite para olhar os móveis e acessórios de perto, fazendo da rotina um ritual.
  • A Casa Mattos, levando um grupo de parceiros, entre arquitetos e designers na Casa Cor Rio 2025: um convite para repensar a forma como vivemos os espaços. Entre texturas marcantes, sobreposições ousadas, formas geométricas, pedras naturais e força das estampas, a mostra deixou claro: será o fim da era do “menos é mais”? Cada ambiente traduz um olhar único, do maximalismo que abraça o excesso com sofisticação, à biofilia que conecta a casa com a natureza, gerando bem-estar e aconchego.
  • LEIA MAIS textos da coluna Casa Arrumada aqui

assinatura casa Arrumada 1

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.