Mostra de Cinema de Ouro Preto oferece 365 vagas em atividades de formação
Vagas são para oficinas, masterclasses internacionais e workshop; interessados podem se inscrever até 12 de junho

A Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP) abriu inscrições para as atividades de formação do evento, que ocorre com oficinas, masterclasses internacionais e workshop. São 365 vagas para as oportunidades, que contam com a participação de profissionais do Brasil, Canadá, Portugal, Estados Unidos, Cuba e Chile. As iniciativas são voltadas para os interessados no campo do audiovisual, com conteúdos que abordam desde técnicas de direção, figurino e atuação até preservação de arquivos, restauração de som e políticas de difusão cultural. Os interessados podem se inscrever até 12 de junho no site, em que também estão detalhados os regulamentos, as vagas para cada atividade e as datas de realização.
A 20ª CineOP tem como tema “Preservação: A alma do cinema brasileiro”, e por isso busca promover a qualificação técnica e conceitual dos estudantes, trabalhadores e interessados na área do audiovisual. O programa trabalha com conteúdos teóricos e práticos, e tem atividades presenciais durante o festival, entre os dias 26 e 30 de junho. As atividades formativas visam estimular o intercâmbio entre agentes culturais, fomentar redes de contato e ampliar os espaços de diálogo e reflexão sobre práticas, políticas e linguagens do cinema e do audiovisual.
Para as oficinas, será feito um processo seletivo entre os interessados, mas as masterclasses e o workshop funcionam por ordem de inscrição, sem seleção prévia. A coordenadora geral da Mostra, Raquel Hallak, em nota à imprensa, ressalta a relevância do Programa de Formação como um espaço estratégico de desenvolvimento para o setor. “O programa se consolida como uma oportunidade de aprendizado e troca com especialistas nacionais e internacionais. Mais do que oferecer qualificação técnica, ele promove a circulação de ideias, o diálogo entre diferentes realidades do audiovisual e o fortalecimento de redes profissionais. É um espaço estratégico para quem busca se capacitar, compartilhar experiências e ampliar sua atuação no setor”, destaca.
Oficinas
A programação das 7 oficinas do CineOP oferece ao público adulto a possibilidade de aprofundar conhecimentos técnicos e criativos em diversas áreas do audiovisual, com formações que variam entre 8h e 16h de duração. Uma das atividades é a oficina “Assistência de Direção: A Prática da Teoria”, ministrada por André Srur, que prepara os participantes para a função essencial do assistente de direção em sets de filmagem. Já na capacitação “Do Nagra às Plataformas Digitais: Processos de Restauração de Áudio do CTAv”, com Alexandre Jardim, Natália Castro e Felipe Barros, é feita uma imersão em técnicas de digitalização, restauração e preservação sonora.
O figurino também ganha destaque com a oficina “Figurino em Cena: Criação e Identidade Visual no Audiovisual”, conduzida por Jackson Santos. A linguagem da animação será explorada em “Introdução à Animação”, com Sérgio Arena e Thiago Facina, enquanto a oficina “Atuação para Cinema: Do Roteiro à Cena”, é feita com o ator e preparador Alex Carvalho, que propõe exercícios voltados à atuação diante das câmeras. Em “Produção Executiva para Cinema e Outras Janelas”, o produtor Camilo Cavalcanti ministra a atividade voltada à gestão e financiamento de projetos audiovisuais.
Masterclasses
As cinco masterclasses internacionais reúnem profissionais para abordarem temas voltados à preservação da memória audiovisual, curadoria de acervos, políticas culturais e representatividade. Entre as presenças confirmadas, está o cubano Roberto Smith, que compartilha sua experiência em “Olhares para a América Latina: Acervos e Liberdade”. Já Alejandra Fritis Zapata, do Chile, discute audiovisual e infância em “Olhares para a América Latina: Acervos para as Infâncias e Juventudes”.
Por sua vez, José Manuel Costa, ex-diretor da Cinemateca Portuguesa, ministra a masterclass “Cinematecas e Arquivos Audiovisuais como Lugares de Criação de Memória”, e Abigail Child, referência do cinema experimental norte-americano, conduz a masterclass “Criar com Memória: O trabalho de Abigail Child”, explorando seu processo artístico centrado na reinvenção da linguagem audiovisual. Já a canadense Julia Minne apresenta “A valorização de acervos da cinémathèque québécoise e o projeto Vidéo Femmes”, refletindo sobre acervos de obras produzidas por mulheres.
Workshop
A programação conta, ainda, com o workshop “Criação de programas de difusão cultural”, com Fabíola Cavalcanti, que tem como objetivo capacitar gestores culturais e agentes públicos na elaboração de estratégias de acesso e formação de público. Isso será feito a partir da experiência da profissional no programa Pontos MIS do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.
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