Festa Portuguesa celebra a cultura lusitana em JF
Programação começa na sexta; ingressos custam R$ 5 e há entrada gratuita para sócios da Associação Portuguesa e portugueses com cartão cidadão ou passaporte

A II Festa Portuguesa de Juiz de Fora celebra a cultura lusitana a partir da próxima sexta-feira (6), e continua no sábado (7) e no domingo (8), com uma programação que inclui comidas típicas, apresentações culturais e abertura de uma biblioteca. A Associação Portuguesa de Juiz de Fora está organizando o evento com objetivo de unir a comunidade portuguesa da cidade e região, tendo inclusive o apoio do Consulado Geral de Portugal, em Belo Horizonte, e do Consulado Honorário de Juiz de Fora. A programação acontece na Sede da Associação Portuguesa (Avenida Prefeito Mello Reis, 535, Aeroporto), na sexta-feira, a partir das 17h; e sábado e domingo (8), a partir do meio-dia. Os ingressos custam R$ 5 e há entrada gratuita para sócios da Associação Portuguesa e portugueses com cartão cidadão ou passaporte.
Esta festa passou a integrar o calendário oficial de eventos do município a partir do projeto do vereador Antônio Aguiar (União Brasil) e da aprovação da prefeita Margarida Salomão (PT). O intuito é justamente recuperar a tradição portuguesa e resgatar as origens dessa festa na cidade, fazendo uma celebração de culturas. Durante o evento, ocorrem apresentações das bandas Basf, Medida Provisória e Beatles Forever. Além disso, há a apresentação da música típica portuguesa com a fadista Dulce e as tradicionais danças do Grupo Folclórico Gil Vicente. A festa também vai contar com DJs durante todo o evento. Para garantir a diversão de todas as idades, haverá uma área kids com brinquedos e atividades para as crianças.
Os visitantes podem degustar do melhor da gastronomia portuguesa, que tem pratos famosos no mundo inteiro. É possível encontrar bacalhau, sardinha, pastel de belém, vinhos portugueses e queijos. O cardápio inclui pratos principais, bebidas e doces feitos por parceiros renomados, como a Tasca do Manuel, Restaurante da Portuguesa, Cantina Verde Gaio, Padaria Linda, Manuel e Maria Confeitaria Portuguesa, Churros Do’Sis, Santo Café; Cervejaria 1808. Também há o apoio das empresas Grupo Salvaterra, Pinguim, Valoures Câmbio e Turismo e Rádio Itatiaia para o evento acontecer. Para comemorar os 132 anos de atuação da Associação Portuguesa de Juiz de Fora, a Cerveja 1808, parceira da festa, também irá proporcionar um chopp especial para celebrar a ocasião.
Neste ano, o evento vai contar com a presença do Cônsul de Portugal em Belo Horizonte, Eurico Matos, e do cônsul honorário de Juiz de Fora, Álvaro Fernandes, e de diversas autoridades locais. A presença de tais nomes é considerada pela associação como um testemunho do valor e do significado desta festa para a comunidade luso-brasileira e para Juiz de Fora.
Abertura do Museu e Biblioteca Luiz Vaz de Camões
Um dos momentos mais esperados da Festa Portuguesa é a abertura oficial do Museu e Biblioteca Luiz Vaz de Camões, projeto apoiado pelo Consulado Português. Com a inauguração, o objetivo é conseguir preservar e compartilhar devidamente a história da comunidade portuguesa, fazendo um trabalho de acervo que foi construído a partir de catalogação e que revelou um verdadeiro tesouro literário e histórico, com potencial de fonte de conhecimento sobre as heranças culturais da cidade. Este material ficará disponível para todos os interessados em conhecer as raízes da comunidade e saber mais sobre indivíduos que contribuíram para o desenvolvimento da região.
Programação completa da Festa Portuguesa
Sexta-feira (6)
– Abertura: 17h – Abertura Oficial: 19h
– DJ e Stands: das 17h às 23h
– Banda Basf: 20h
– Encerramento: 23h
Sábado (7)
– Abertura: 12h
– Stands e DJ: durante todo o dia
– Música Típica com a fadista Dulce: a partir das 12h
– Grupo Folclórico Gil Vicente: 14h30
– Banda Medida Provisória: 20h
– Encerramento: 23h
Domingo (8)
– Abertura: 12h
– Stands e DJ: durante todo o dia
– Música Típica com a fadista Dulce: 13h
– Grupo Folclórico: 14h30
– Banda Beatles Forever: 20h
– Encerramento: 23h