‘O estátua’ une cinema e novela vertical em projeto gravado em Juiz de Fora
Iniciativa faz parte do projeto ‘2+1’ (2 formatos e 1 história), explorando as diferentes linguagens do audiovisual

A produtora R3 filmes lança, nesta terça-feira (5), o filme “O estátua”. Já na quarta-feira (5), a mesma história estreia em formato de novela vertical, com capítulos lançados diariamente. O objetivo do projeto, chamado “2+1” (2 formatos e 1 história), é mostrar as diferentes formas de se contar uma história, de acordo com o seu formato.
Na narrativa que une ambos os formatos, o público pode acompanhar Tadeu, um artista de rua que deseja ser a maior estátua viva do mundo, acompanhado por seu fiel sanfoneiro. Porém, tudo muda quando ele se apaixona por uma transeunte que passa todos os dias a sua frente e ele precisa descobrir como conquistar o amor de sua vida sem desistir do seu sonho.
No formato do filme, que estreia na terça, às 19h30, no Auditório do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, a narrativa é linear e estruturada em ritmo mais lento, possibilitando o aprofundamento da trama. A exibição também conta com legenda descritiva.
Já no formato vertical para as redes sociais, prevalece a narrativa em episódios, edição com cortes rápidos e ritmo dinâmico. O formato proporciona autonomia na interação com o vídeo e é adaptado para telas pequenas e consumo independente. A estreia acontecerá na quarta, às 21h, no canal do YouTube da R3 Filmes, e os outros capítulos serão lançados diariamente no Instagram da produtora.

Produção em diferentes formatos
Gravado em julho de 2025, o curta-metragem “O estátua” foi gravado na Praça da Estação, no centro histórico de Juiz de Fora. Desde a escolha da locação até a própria narrativa, a história busca valorizar a memória da cidade, mostrando que o que é belo no caminho pode ser cegado pela correria do dia a dia. A produção conta com Tadeu Pinheiro, Fernanda Zaborowsky e Marcos Marinho.
Já para o formato de novela vertical, a fachada lateral da antiga Escola Normal de Juiz de Fora ganha destaque. Assim como no filme, que compõe o projeto “2+1”, esta micro novela, filmada em fevereiro de 2026, também traz a memória da cidade como elemento fundamental de uma única história que se desmembra em dois formatos. O projeto tem Vinícius Cristóvão, Pri Helena e Marcos Marinho e conta com audiodescrição e legendagem descritiva.
Serviço
O Estátua – O Filme
Auditório do CCBM – Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (Avenida Getúlio Vargas, 220, Centro)
Dia terça-feira (5), às 19h30
Entrada gratuita
O Estátua – Uma Micro Novela Vertical
Live de lançamento do 1º capítulo com transmissão ao vivo no YouTube
Estreia quarta-feira (6), às 21h
*Estagiária sob a supervisão da editora Cecília Itaborahy









