Quarta edição do Encontro de Compositores de São João Nepomuceno acontece neste sábado

Evento é gratuito e acontece na Feira da Estação da Arte, na Praça da Estação


Por Renato Knopp*

04/04/2025 às 07h00

encontro de compositores
(Foto: Divulgação)

Chegando em sua quarta edição neste sábado (5), o Encontro de Compositores de São João Nepomuceno vem se consolidando como um importante espaço para união e integração entre diferentes gerações de músicos na cidade, a cerca de 64 km de Juiz de Fora. Desta vez, o evento acontece na Feira da Estação da Arte, na Praça da Estação, a partir das 9h, com entrada gratuita. Assim como nas edições passadas, o encontro também será filmado com o objetivo de ser um registro da cena musical autoral a ser disponibilizado posteriormente on-line.

De acordo com Roger Resende, responsável por iniciar o projeto em São João Nepomuceno – assim como ajudou na construção da atividade em Juiz de Fora -, a ideia do encontro segue sendo a mesma de mesclar diferentes gerações e estilos de música existentes na cidade. No caso de São João Nepomuceno, Roger destaca a movimentação dos sambistas, dos rappers e dos rockeiros, além da cena organizada pelo evento Canta São João, festival da canção que reúne compositores de toda a região.

Percebendo a ausência de espaços onde os compositores pudessem ter trocas – ou “resenhas”, como diz Roger -, ele decidiu começar esse movimento do encontro na cidade onde hoje mora. “Detectamos aqui essa questão de muitos compositores e a falta de uma movimentação exclusiva, para além da apresentação das músicas. Fazer também aquela resenha e se aproximar de outros compositores de outras praias e gerações.”

O evento segue o mesmo formato das edições anteriores: um palco equipado com som e microfone é disponibilizado aos artistas, que podem apresentar até duas canções de própria autoria. As inscrições acontecem na hora da atividade. O espaço é aberto a todos os gêneros musicais, incluindo músicas instrumentais.

Sobre essas experiências, Roger destaca que a partir das mesclas de diferentes sons e pessoas são criados novos panoramas para a cultura de São João Nepomuceno. Dentre os exemplos mais marcantes dessa integração, ele cita o encontro de uma antiga e marcante voz da Era do Rádio da cidade, Joia Dalva, com compositores mais jovens. “Fazer essas histórias se entrelaçarem em algum momento é muito importante para rever toda a história de compositores e compositoras em São João, além de criar novas perspectivas a partir desses encontros”, ressalta.

Feira da Estação da Arte

Iniciada em 2022, a Feira da Estação da Arte é fruto da dedicação de um grupo de mulheres que busca valorizar o artesanato como legítima expressão da mineiridade, dando visibilidade para o movimento. Após três anos, a feira, para além de um espaço de comércio, tornou-se um espaço de encontro para artistas, artesãos e apreciadores da arte, fortalecendo laços e impulsionando a economia criativa.

*Estagiário sob supervisão da editora Cecília Itaborahy

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.