Funalfa e Concult promovem fóruns setoriais para implementar a PNAB

Encontros vão acontecer nesta semana e buscam recolher sugestões da classe artística local


Por Tribuna

04/03/2024 às 15h52

PNAB
Encontros com os setores culturais vão acontecer ou de forma on-line ou presencial, durante esta semana (Foto: Fernando Priamo/ Arquivo TM)

Durante esta semana, a Funalfa e o Conselho Municipal de Cultura (Concult) promovem uma série de fóruns setoriais que têm o intuito de estudar os caminhos para a implementação da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) na cidade.

Esses encontros, que vão acontecer ou on-line ou de forma presencial, são instaurados para que haja diálogo com a comunidade artística local. A entidade busca recolher sugestões e demandas que ajudem a nortear um Plano de Ação que será construído para viabilizar a execução da PNAB em Juiz de Fora.

A PNAB foi instaurada no Brasil a partir da Lei nº 14.399, de 8 de julho de 2022. Ela tem como objetivo fomentar a cultura nacionalmente, apoiando todos os estados, o Distrito Federal e os municípios brasileiros durante cinco anos, a partir de 2023. A proposta é investir regularmente em projetos e programas culturais, não só de forma emergencial, como aconteceu com as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 1.

Os estados, o Distrito Federal e os municípios precisam enviar o Plano de Ação ao Ministério da Cultura com as propostas para que ele seja analisado e, então, a verba seja enviada pelo ministério a cada instância, a partir do que foi descrito no documento. Cada um deles tem autonomia para construir esse Plano de Ação e pensar na execução da PNAB. Em Juiz de Fora, no caso, o documento será construído a partir desses fóruns setoriais.

Confira a agenda das reuniões para execução da PNAB

Terça-feira (5)
19h30 – Fórum das Artes Cênicas, no Anfiteatro João Carriço

Quarta-feira (6)
19h – Fórum de Audiovisual e Cinema, no Anfiteatro João Carriço

Sábado (9)
14h30 – Fórum da Dança, no Anfiteatro João Carriço
16h – Fórum do Patrimônio Cultural e Memória, no Google Meet (inscrições no número 99147-6437)

Domingo (10)
14h – Fórum de Literatura, no Museu do Crédito Real

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.