Exposição em Juiz de Fora revisita a Rua Bernardo Mascarenhas em desenhos de Ramón Brandão

Exposição gratuita já está disponível no Espaço de Arte do Shopping Jardim Norte


Por Beatriz Bath*

03/02/2026 às 12h41- Atualizada 03/02/2026 às 12h43

exposição rua bernardo mascarenhas ramón brandão
Exposição está disponível até o dia 23 de fevereiro no espaço que fica no Shopping Jardim Norte (Foto: Divulgação)

“Memórias da Rua Bernardo Mascarenhas”, de Ramón Brandão, é a exposição em cartaz no Espaço de Arte do Shopping Jardim Norte, que fica no piso L2. A mostra, disponível para os interessados até 23 de fevereiro, dialoga com as memórias da cidade por meio de obras com histórias, fachadas e sentimentos de Juiz de Fora.

“Servindo-me de velhas fotografias das casas da Rua Bernardo Mascarenhas, lancei-me na tarefa de resgatar reminiscências desta importante via de Juiz de Fora, criando estes desenhos que, no entanto, podem guardar algumas imprecisões. Mas a memória se constrói também na afetividade que permite licenças poéticas”, explica o autor das obras, que convida a realizar um passeio pelo passado “repleto de carinho e saudade”.

Conheça Ramón Brandão

Natural de Juiz de Fora, Ramón Brandão é um artista visual que trabalha no estilo moderno da escola realista norte-americana com cenas urbanas, automóveis e lugares esquecidos. Realizou sua primeira exposição em Juiz de Fora em 1986, seguida por diversas mostras individuais e coletivas no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e no exterior, como Buenos Aires, Boston e Miami. Atualmente é professor de artes, ilustrador, cenógrafo, historiador e escritor.

*Estagiária sob supervisão da editora Cecília Itaborahy

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.