Carnaval 2026 em Juiz de Fora: bloco Charmosas do Tamborim desfila no Centro

Projeto começou em 2016; cortejo vai do Parque Halfeld à Praça da Estação


Por Bernardo Marchiori

02/02/2026 às 20h04

Dando seguimento aos blocos do carnaval 2026 em Juiz de Fora, o Charmosas do Tamborim desfila no Circuito Zé Kodak, no Centro da cidade, na noite desta segunda-feira (2). A concentração teve início às 18h, no Parque Halfeld, e o cortejo segue até a Praça da Estação.

A bateria do grupo já havia feito participação no evento que abriu o pré-carnaval no município, junto ao Samba dos Amigos. O Charmosas do Tamborim nasceu em 2016, em um evento de comemoração ao Dia Internacional de Mulher, em março.

O grupo se define como “um coletivo de pessoas que se identificam pelo amor ao carnaval e prezam pela manutenção de suas tradições, como os ensaios de ritmos afro-brasileiros (como o samba), os desfiles, as batucadas, a prática de instrumentos variados, os encontros em feijoadas, pagodes, entre outras”. Além disso, oferece oficinas presenciais de instrumentos típicos do samba em Juiz de Fora.

A mestra do projeto é Yara Canuto, que já atuou como ritmista em diferentes escolas de samba da cidade.

Carnaval 2026 em Juiz de Fora: bloco Charmosas do Tamborim desfila no Centro
Foto: Felipe Couri

Confira o restante da programação na semana

Terça-feira (03/02)

  • 9h30 – Unidos Pela Vida, no Circuito Zé Kodak (Centro), com trajeto até o Cine-Theatro Central.
  • 17h – Paticumbum, no Parque Halfeld (Centro).

Quinta-feira (05/02)

  • 16h – Filhas da Luta, no Circuito Zé Kodak (Centro), com show na Praça da Estação.

Sexta-feira (06/02)

  • 16h – Bloco da Alô, na Praça Tarcísio Delgado (Antiga PAC – Centro).
  • 16h – Maracabloco, na Praça da Estação (Centro).
  • 16h – Bloco da Culture JF, no Circuito Júlio Guedes (Centro), com concentração no Viaduto Roza Cabinda e cortejo até a Praça da Estação.
  • 17h – Bloco do Servidor, no Circuito Zé Kodak (Centro), com concentração no Parque Halfeld e cortejo até a Praça da Estação.
  • 18h – Bloco Irmãos Metralha, no Circuito Zé Kodak (Centro).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.