JF ganha centro cultural no São Pedro

Inspirado na etnia indígena Tenetehara, instituto cultural reúne 60 integrantes em sua formação e abre nesta sexta-feira (2)


Por Tribuna

01/03/2018 às 20h19- Atualizada 01/03/2018 às 20h29

tenetehara1
Inauguração do local inspirado na etnia indígena acontece nesta sexta-feira (Foto: Divulgação)

A partir desta sexta-feira (2), será inaugurada, no Bairro São Pedro, mais uma opção de lazer, imersão e troca de conhecimentos por meio de eventos, cursos e oficinas, voltada para as culturas americana, latino-americana, africana e indígena. O Instituto Cultural Tenetehara, formado por cerca de 60 pessoas, é inspirado na etnia indígena Tenetehara.
“Quando focamos nestas culturas, não estamos negando qualquer outra, mas focando nestes povos originários da América Latina e naqueles que vieram para cá e foram escravizados”, ressalta Ronan Lobo, um dos sócios do espaço.

Para marcar a abertura, vários artistas locais e de fora foram convidados. Na sexta, quem sobe ao palco é a Fantástica Banda Invisível. No sábado (3), o show fica por conta de À Rita, da cidade de São João del Rey. A inauguração será marcada também por esquetes teatrais, exposições, flashs de tatoo, além de massagem. Nos dois dias, serão lançadas as obras “Cia. Teatrando tecendo histórias no teatro – 3 vezes drama” e “Morukah Puky-Sabedoria Puri”, esta última um livro indígena bilíngue da Pachamama Editora, que funciona na casa e é também uma biblioteca. O espaço contará com aulas de capoeira, grafite, bordado, dança, teatro, música em todas as suas expressões, pilates, dentre outras atividades.

Programação

Dia 2
18h – Lançamento de livro “Cia. Teatrando tecendo histórias no teatro – 3 vezes drama”. Abertura das exposições “AMANA” de Thiago Assis, e “Esculturas de Papel Machê” de Débora De Paula
19h – Cenas curtas “Poema coreografado” (intérprete: Paula Filgueiras) e “Terra” (Coreografia: Cecília Cherem; Intérpretes: Grupo Allegro Espaço da Dança)
20h – Show: FBI – Fantástica Banda Invisível

Dia 3
14 às 17h – Oficina de bordado “Bordar o que vem de dentro”, com Clara Meurer, da Calma Bordados à Mão
17h – Lançamento de livro indígena bilíngue “Morukah Puky-Sabedoria Puri”, da Pachamama Editora
17h30 – Duo Jhonata Lino (Violino/Viola) e Haustin Duarte (Violão)
18h – Apresentação de Capoeira – Grupo Capoeira UCCAP
18h30 – Cenas curtas “Poema coreografado” (Intérprete: Paula Filgueiras), “Pulsar quase mudo” (Coreografia: Rafael Pitta; Intérprete: Vitoria Vargas), “Nascente” (Coreografia e intérprete: Maria Clara Nardy) e “Dança de salão: Samba com Ana Curcio”
20h – Show: À Rita – de São João del Rey

Dias 2 e 3
Flash tattoo com Xurume Tattoo
Tapiocaria Dedos de Moça
Arara da Chico Rei

Instituto Tenetehara
De segunda a sexta, das 8h às 21h. Horários especiais nos finais de semana. Visitação é gratuita. Avenida Presidente Costa e Silva 2776, no Bairro São Pedro

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.