Ouça agora

70 defensores públicos serão empossados em Minas


Por Marcos Araújo

31/08/2011 às 16h56

Na sexta-feira (2), 70 defensores públicos estaduais serão empossados perante o Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, em solenidade em Belo Horizonte. Entretanto, a destinação das vagas ainda não foi definida. De acordo com o assessoria de comunicação do órgão, todos os que forem empossados deverão primeiro passar por curso preparatório, com duração de um mês. Ao término deste período, o destino dos novos defensores será divulgado.

Em Juiz de Fora, de acordo com a coordenadora regional da Mata 1 da Defensoria Pública, Jeanne Barbosa, existe a expectativa de ocupação da vaga do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem), que está sem funcionar desde outubro do ano passado, quando houve a aposentadoria do profissional titular. "Esperamos alguém para o cargo, porque existe uma demanda reprimida", destacou Jeanne, acrescentando ainda que há a possibilidade da vinda de mais defensores para trabalharem no projeto "Libertas", que atende com exclusividade a população carcerária. "Entretanto, isso é apenas uma hipótese, pois não temos confirmação e nem o número de defensores que seriam destinados". Ainda como aponta a coordenadora, atualmente, a defensoria pública local funciona com 26 defensores, que não é o número ideal.

Os profissionais que serão empossados foram classificados no VI Concurso para ingresso na carreira da Defensoria Pública. Iniciado em maio de 2009, o concurso teve 10.804 candidatos oficialmente inscritos para disputar as 150 vagas oferecidas. Em maio deste ano, 50 aprovados no mesmo concurso tomaram posse na Cidade Administrativa e estão atuando em Belo Horizonte e no interior do Estado. O cronograma para nomeação do restante dos aprovados no concurso ainda será definido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag) e Defensoria Pública.