UFJF celebra avanços em centro de pesquisa sobre drogas


Por Tribuna

31/05/2012 às 14h29

Equipe prepara intervenções junto à comunidade

Equipe prepara intervenções junto à comunidade

Os avanços entorno do Centro de Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Drogas (Crepeia) da UFJF foram celebrados nesta quinta-feira (31), durante a abertura do 3º Simpósio Internacional sobre Drogas, realizado pelo setor em parceria com o Centro Regional de Referência Sobre Drogas de Juiz de Fora, no auditório do Instituto de Ciências Humanas (ICH). De acordo com o coordenador do setor, Telmo Ronzani, a equipe já prepara uma série de intervenções que serão feitas junto à comunidade universitária para prevenir os malefícios trazidos pelas drogas. Além disso, um novo espaço está sendo adaptado para abrigar o centro de pesquisa, com instalações mais adequadas à demanda, no antigo prédio do ICH. Outra novidade foi o lançamento do site www.ufjf.br/crepeia, que reúne informações sobre o Crepeia.

Na solenidade que marcou a abertura da programação do simpósio, o pró-reitor de assuntos acadêmicos, Flávio Takakura, falou em nome do reitor Henrique Duque e classificou o Crepeia como algo que representa a responsabilidade social da universidade. "Por meio de trabalhos como este, a UFJF está dando um retorno para a sociedade, atingindo, não só Juiz de Fora, como outras cidades da região", disse, pontuando que o setor tem como papel apontar soluções para os problemas que envolvem o tema pesquisado. Já o pró-reitor de graduação, Eduardo Magrone, lembrou que sempre que se depara com pesquisas acerca do uso de álcool pela população estudantil fica preocupado. "Por isso, é importante a universidade subsidiar políticas públicas e mobilizar a sociedade sobre a questão."

Abordagem cultural

O primeiro dia do simpósio, que termina amanhã, também teve a participação do pesquisador da Universidade de Toronto, no Canadá, Brian Rush. Ele ministrou a palestra "Estratégias de implementação e avaliação de intervenções em álcool e outras drogas", na qual discutiu como os valores culturais de cada sociedade devem ser levados em consideração na hora de se traçar políticas de prevenção. Também comentou a importância da articulação em diferentes esferas, como educação, saúde e justiça, ao trabalhar questões acerca do tema. O simpósio é realizado pelo Crepeia e Centro Regional de Referência Sobre Drogas de Juiz de Fora.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.