Psicologia é o curso mais concorrido no Pism
Psicologia é novamente o curso mais concorrido no Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da UFJF, com 24 candidatos por vaga no grupo B, onde estão os estudantes de escola pública com renda per capita familiar inferior ou igual a um salário mínimo e meio. A Psicologia também é a mais concorrida no grupo E (estudantes de escola pública, independente de renda), com 18 candidatos por vaga. Já no grupo C (concorrência livre), o curso de Medicina é o mais disputado, com 12,48 inscritos por vaga. A graduação em Direito noturno é a que está com maior relação candidato por vaga no grupo A (pretos, pardos ou indígenas de escolas públicas com renda per capita familiar inferior ou igual a um salário mínimo e meio), com 7,6, e no grupo D (pretos, pardos ou indígenas de escolas públicas, independente de renda) o maior número ficou com o curso de Fisioterapia diurno com 5,5 (ver quadro). Em números absolutos, o curso mais procurado, abrangendo todos os grupos, foi o de Medicina, com 510 candidatos disputando as 54 vagas oferecidas.
Para a pró-reitora de Graduação da UFJF, Maria Carmen Melo, os cursos mais concorridos seguiram a tendência de anos anteriores, não havendo surpresas. “Essa relação varia bastante conforme o grupo, mas continua havendo uma grande procura por Medicina e também por cursos como Psicologia.”
Recorde de inscritos, com 26.022 candidatos
O Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da UFJF, neste ano, bateu recorde de inscritos com 26.022 candidatos, 2.130 a mais que na última edição. Ao todo, são oferecidas 1.439 vagas nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. A maior parte desses inscritos está no módulo I do programa, que terá 13.334 estudantes realizando as provas. Em seguida estão o módulo II, com 7.985, e o módulo III, com 4.703 alunos. Para a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Melo, o aumento no número de inscritos mostra que muitos estudantes estão interessados pela UFJF.
A emissão do comprovante definitivo está prevista para ocorrer a partir do dia 5, quando o candidato saberá o seu local de prova. O comprovante poderá ser acessado até o dia 10. As provas serão aplicadas nos dias 11 e 12 de dezembro, nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Conselheiro Lafaiete e Volta Redonda. A pró-reitora alerta para a obrigatoriedade de apresentar o comprovante de inscrição junto com um documento com foto para a realização do exame. Ela também orienta que os estudantes conheçam o local de prova antes. “Os candidatos devem ter atenção com o tempo de deslocamento, porque a cidade ficará cheia e o trânsito mais intenso, principalmente na segunda-feira.”