Viaduto da Rua Benjamin Constant levará o nome de Roza Cabinda
Homenagem foi anunciada durante a cerimônia de entrega da Comenda Henrique Halfeld
A prefeita Margarida Salomão (PT) anunciou nesta segunda-feira (29), durante a cerimônia dos homenageados da Comenda por Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld, que o viaduto da Rua Benjamin Constant vai levar o nome de Roza Cabinda – a primeira negra que utilizou a Justiça para obter sua liberdade no município.
Em suas redes sociais, a prefeita Margarida publicou que “homenagear Roza Cabinda é fazer nessa noite o elogio da insurgência”. A prefeita reconheceu a luta da mulher e afirmou que “pela sua resistência e pela forma que tomou sua luta, o legado de Roza Cabinda, por heterodoxa que possa parecer essa afirmação, é tão constitutivo dessa cidade quanto são os legados de Mariano Procópio ou Bernardo Mascarenhas”.
Viaduto vai desafogar trânsito em Juiz de Fora
A construção do viaduto, conforme a Prefeitura já afirmou à Tribuna, vai trazer “segurança, conforto e fluidez, compatíveis com as demandas atuais e futuras”. A assinatura do contrato com a Marco XX Construções ocorreu em abril deste ano e o documento terá vigência de 15 meses, com prazo de execução de um ano. As obras começaram no dia 15 de maio.