PM reforça efetivo nos principais centros comerciais de JF
Corporação lançou nesta sexta-feira (29) a “Operação Natalina 2019′; são 130 homens a mais nas ruas
A partir desta sexta-feira (29), as ruas de Juiz de Fora passam a contar com o reforço de cerca de 130 policiais militares. O aumento no efetivo é parte da Operação Natalina 2019, que vai até 1º de janeiro do ano que vem. O lançamento da ação ocorreu na Praça Antônio Carlos, no dia de pagamento da primeira parcela do 13º salário e também da liquidação anual Black Friday. O principal foco da manobra é a prevenção aos crimes contra o patrimônio, como os roubos.
Segundo a PM, os policiais estarão, em sua maioria, nos principais centros comerciais da cidade, como os bairros São Mateus, Benfica, Alto dos Passos, São Pedro, Manoel Honório e Centro da cidade. Durante o próximo mês, a atenção dos militares estará redobrada para os estabelecimentos comerciais e bancários, caixas eletrônicos, rodoviárias, vias de acesso aos centros comerciais e residências.
A PM destacou que, no período de festas natalinas e férias, conjugado com o pagamento do 13º salário, é observada uma tendência de aumento da incidência desta modalidade criminal, principalmente pelo grande fluxo de mercadorias e dinheiro no comércio. De acordo com a assessora organizacional da 4ª Região da Polícia Militar, major Williana Vieira, o objetivo da Operação Natalina 2019 é levar tranquilidade à população que vai às compras. O efetivo extra está sendo empenhado a pé, em motos e viaturas, com um total de 30 veículos policiais a mais. “Estes militares são do efetivo administrativo, eles reforçam o policiamento que já é lançado diariamente”, destacou.
Segundo ela, o mesmo efetivo extra será empregado na Operação Férias Seguras 2020. A ação terá início no dia 2 de janeiro e segue até 2 de fevereiro. Neste período, o foco dos militares serão as residências. Com a saída das famílias de suas casas para passeios e viagens, aumenta o risco dos crimes.
Dicas para os consumidores
Entre as recomendações à população, para prevenir problemas neste fim de ano, estão: não andar com muito dinheiro no bolso, priorizar pagamentos com cheque ou cartão, ter atenção redobrada a bolsas e carteiras, nunca deixando-as abertas, evitar aglomerações, antecipar as compras para dias e horários de menor movimento, ficar atento a esbarrões, não perder as crianças de vista, evitar joias e roupas chamativas e manter sempre uma das mãos desocupada. Evitar distração com celulares nas ruas e não reagir, em hipótese alguma, são outras orientações.