Vacimóvel vai a cinco bairros de JF e chega pela primeira vez na Cidade Alta

Ao longo de outubro, serão oferecidas vacinas para Influenza, Covid-19, Tríplice Viral, dTpa, hepatite B, Dupla Adulto e febre amarela


Por Elisabetta Mazocoli

29/09/2025 às 15h17

O Vacimóvel irá a cinco bairros de Juiz de Fora em outubro, incluindo São Pedro, Centro, Linhares, Santa Terezinha e Santa Catarina. É a primeira vez que o veículo administrado pelas equipes da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde vai até a Cidade Alta, na Zona Oeste, com objetivo de que mais bairros sejam contemplados com o serviço estratégico na área de saúde pública. No local, serão oferecidas, de forma gratuita, as vacinas Influenza (gripe), Covid-19, Tríplice Viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola),  dTpa (contra difteria, tétano e coqueluche), hepatite B, Dupla Adulto (contra difteria e tétano) e febre amarela. 

O Vacimóvel irá aos locais às quartas-feiras, das 9h às 16h, com objetivo de ampliar a cobertura da população. A primeira data é esta semana, na quarta-feira (1), no Espaço de lazer e esporte da Via São Pedro. Em seguida, a campanha continua na Praça Clodesmidt Riani (Centro) no dia 8 de outubro, na Praça Vovó Elvira (Linhares) no dia 15, na Praça Benjamin Colucci (Santa Terezinha) no dia 22 e no Pátio Ferreira Guimarães (Santa Catarina) no dia 29. 

A população deve comparecer ao ponto com um documento de identidade e o cartão de vacina, sempre que possível, para que a equipe possa avaliar o cenário vacinal de cada indivíduo. A ação tem como objetivo tanto atualizar a caderneta de vacinação quanto garantir a proteção de grupos prioritários, e aqueles que não puderem apresentar o cartão de vacinas também poderão receber o imunizante normalmente. Além do Vacimóvel, também é possível receber doses de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, a partir das 9h, e aos sábados, das 8h às 11h. 

Confira o público dos imunizantes do Vacimóvel

A vacina contra a Influenza (gripe) tem como público-alvo todas as pessoas acima de 6 meses de idade. Já a vacina contra a Covid-19 é voltada para idosos, gestantes e grupos especiais (imunocomprometidos, puérperas, ribeirinhos, indígenas, quilombolas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência e outros).

A Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) é indicada para crianças a partir de 12 meses e adultos até 59 anos que não tenham recebido duas doses da vacina. A vacina contra a Febre Amarela é recomendada para pessoas de 9 meses a 59 anos. Para viajantes e trabalhadores expostos a risco, é exigido o comprovante.

A dTpa (contra difteria, tétano e coqueluche), por sua vez, é indicada para gestantes, em qualquer trimestre da gravidez, enquanto a vacina contra hepatite B é recomendada para todas as idades (mediante avaliação do cartão de vacinas). Por fim, a Vacina Dupla Adulto (contra difteria e tétano) é recomendada para todas as idades (mediante avaliação do cartão de vacinas).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.