Vertedouro na Represa Dr. João Penido tem previsão de conclusão em 2026

Promessa de entrega é para setembro do próximo ano; objetivo é garantir maior segurança à barragem


Por Miguel Baesso*

29/09/2025 às 18h33

Aqueles que transitam nas proximidades da Represa Dr. João Penido, na Zona Norte de Juiz de Fora, provavelmente já perceberam a intensa movimentação de terra na Estrada Eudóxio Infante Vieira. Na obra, iniciada em maio deste ano, está sendo construído um amplo vertedouro – estrutura utilizada para controlar o fluxo e o escoamento do excesso de água da represa.

Imagens divulgadas pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) revelam o estado mais recente da obra, que está prevista para ser entregue em setembro de 2026. “É uma importante ação que reforça a estabilidade da barragem e otimiza a operação do volume de água da represa”, informou a PJF em nota. O Município também afirmou à Tribuna que o vertedouro garante maior segurança à barragem.

represa dr joão penido vertedourorepresa dr joão penido vertedourorepresa dr joão penido vertedourorepresa dr joão penido vertedouro
<
>
Imagem mais recente, de setembro - Foto: Cesama/Divulgação

As questões climáticas, segundo a Prefeitura, também foram levadas em consideração para a realização desta obra, tendo em vista que a estrutura permitirá maior armazenamento das águas em períodos de seca.

Questionada sobre o fluxo na região, a PJF explicou que foi aberta uma via para passagem de ônibus e pedestres, pois, no trecho da Estrada Eudóxio Infante Vieira, que liga, inclusive, à antiga Estrada Real, será feito o canal do vertedouro.

A informação é que, após a conclusão, será recomposta a via no traçado original. Esse desvio provisório, ainda conforme a Prefeitura, foi feito próximo ao caminhamento original e não há interdição para passagem de veículos.

*Estagiário sob supervisão da editora Fabíola Costa

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.