Fórum ESG Juiz de Fora debate capitalismo consciente com especialistas de renome nacional

Evento online e gratuito contará com a participação de Daniela Garcia, CEO do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, e da consultora em sustentabilidade Carol Muccida


Por Tribuna

29/07/2025 às 09h04- Atualizada 29/07/2025 às 12h26

O Fórum ESG Juiz de Fora promove na próxima quarta-feira (30) mais uma edição com o objetivo de debater sobre sustentabilidade corporativa. A partir das 19h30, o evento online e gratuito promove a palestra de Daniela Garcia, CEO do Instituto Capitalismo Consciente Brasil. O evento é aberto a todos os interessados. As inscrições podem ser feitas através do link

Com uma trajetória de três décadas em operações B2B2C, Daniela Garcia é especialista em estratégias de marca, reputação corporativa e na articulação de projetos entre os setores empresarial, social e público. Ela se tornou a primeira mulher a liderar o Instituto Capitalismo Consciente no Brasil, sendo reconhecida por sua habilidade em conectar negócios a um impacto socioambiental com propósito real. A expectativa é de uma discussão aprofundada sobre liderança consciente, inovação e o futuro dos negócios em um cenário cada vez mais guiado pela agenda ESG (ambiental, social e de governança). 

O Capitalismo Consciente é um movimento que defende que as empresas devem gerar valor para todos os seus stakeholders, incluindo clientes, colaboradores, fornecedores, a comunidade e o meio ambiente, e não apenas para os acionistas. O instituto atua no Brasil desde 2013, buscando disseminar esse conceito e transformar a maneira como se faz negócios no país. 

A abertura do evento ficará a cargo de Carol Muccida, consultora em Sustentabilidade e ESG, com o pitch “Diz aí, ESG”. Engenheira de Produção formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com intercâmbio na California State University of Northridge (EUA) e pós-graduação em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUC-RS, Carol acumula mais de 12 anos de experiência em multinacionais, negócios de impacto e organizações sociais.

Fundadora da consultoria CORA Social, que auxilia marcas a gerarem impacto positivo, e do movimento Conexão Favela, ONG que promove educação para jovens periféricos em São Paulo, Carol trará uma perspectiva prática e engajada sobre os desafios da agenda ESG no Brasil.

Um espaço para o diálogo sobre sustentabilidade

Criado para fomentar o diálogo entre empresas, sociedade civil, universidades e o poder público, o Fórum ESG Juiz de Fora se consolidou como um importante espaço para aprendizado e reflexão na região. Suas edições anteriores já abordaram temas como a construção de futuros coletivos, inteligência artificial e sustentabilidade. O objetivo da iniciativa é inspirar lideranças e cidadãos na construção de soluções sustentáveis, inclusivas e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.