Estado convoca novos agentes socioeducativos e penitenciários


Por Juliana Netto

29/05/2017 às 19h31- Atualizada 29/05/2017 às 19h46

O Governo de Minas divulgou nova lista com 894 nomeados que irão integrar o quadro de servidores das Secretarias de Estado de Segurança Pública (Sesp) e Administração Prisional (Seap). Destes, 796 são para o cargo de agente penitenciário, referente ao edital 08/2013, e 98 para o cargo de Agente Socioeducativo, edital 09/2013. A divulgação foi realizada no último sábado (27).

Os nomeados devem tomar posse nas unidades socioeducativas e prisionais em até 30 dias e assumir os cargos em municípios das 18 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs), que contemplam todo o Estado, e têm sede nas seguintes cidades: Belo Horizonte, Patos de Minas, Montes Claros, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Contagem, Juiz de Fora, Uberaba, Divinópolis, Uberlândia, Governador Valadares, Ipatinga, Barbacena, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Vespasiano e Lavras.

Estes novos servidores irão se juntar aos outros 4.794 nomeados para a segurança, somando 5.688 novos agentes mineiros desde 2016. A lista com o nome dos convocados está disponível no Diário Oficial. Data e horário para a realização do exame admissional serão divulgados no site da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Por mês, o Estado tem nomeado cerca 100 agentes socioeducativos. Desde o início dos trâmites de chamada para a posse, já foram nomeados mais de 70% dos aprovados no concurso da categoria. Foram 648 agentes socioeducativos nomeados, do total de 888 candidatos aprovados. Os novos empossados serão distribuídos entre as 36 unidades do Estado: são 24 centros socioeducativos, 11 casas de semiliberdade e um Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA-BH).

O Governo deve publicar em junho o primeiro lote de nomeações para os cargos administrativos e de analistas de todo o setor prisional e da segurança pública. A previsão é que, até novembro, todos os 871 aprovados no concurso da SEAP e SESP já tenham sido nomeados.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.