Defesa Civil abre inscrições para voluntários

Curso gratuito em formato híbrido será realizado entre maio e junho para capacitar moradores a atuarem na prevenção de desastres em Juiz de Fora


Por Tribuna

29/04/2025 às 10h08

Defesa Civil de Juiz de Fora abre inscricoes para novos voluntarios
Foto: Divulgação / PJF

A Defesa Civil de Juiz de Fora está com inscrições abertas para a formação de novos voluntários. Os interessados devem preencher o formulário on-line até o dia 8 de maio. Para participar, é necessário ser maior de idade e morar na cidade. A capacitação gratuita será realizada entre os dias 12 de maio e 13 de junho, sempre às 19h, com encontros em formato híbrido.

De acordo com informações da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a proposta do curso é preparar os participantes para atuarem como multiplicadores de conhecimento nas comunidades onde vivem. As aulas irão abordar noções de prevenção, primeiros socorros, palestras temáticas e simulados. Ao final, será agendada uma visita de campo em bairros do município, conforme a disponibilidade dos voluntários, para a aplicação prática do conteúdo aprendido.

Segundo o gerente do Departamento de Gestão de Riscos de Desastres da Defesa Civil, Wilson Netto, os voluntários cumprem um papel essencial no monitoramento dos territórios. “O voluntário é uma extensão da Defesa Civil, são nossos olhos e ouvidos nas comunidades, traduzem as demandas locais e atuam de forma estratégica com os conhecimentos adquiridos no curso.”

Atualmente, o órgão já conta com mais de 90 voluntários atuando em diversas regiões de Juiz de Fora. A iniciativa busca ampliar esse número e fortalecer uma cultura de prevenção e conscientização sobre riscos e desastres naturais. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3690-7247.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.