Público da vacinação contra meningite C é ampliado em todo o estado

Campanha, que acontece até o dia 30 de abril, passa a contemplar toda a população com mais de 16 anos que nunca foi imunizada contra a doença


Por Tribuna

29/03/2023 às 17h57

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) ampliou o público da vacinação contra meningite C no estado de Minas Gerais. Com a ampliação, toda a população com mais de 16 anos e que nunca foi imunizada contra a doença poderá receber a dose. Segundo a Saúde, a ação visa a uma maior aderência da população à vacinação contra a meningite, que já tinha tido o prazo prorrogado até 30 de abril.

A ampliação de público da vacina vem acontecendo desde novembro de 2022. Na época, a limitação de idade para o público geral era de 16 a 30 anos. Além disso, podiam ser vacinados os trabalhadores de saúde não vacinados de 16 anos ou mais; trabalhadores da educação do ensino superior e técnico com 16 anos ou mais; e estudantes universitários. Em um segundo momento, durante março deste ano, todos os trabalhadores da educação começaram a ter a cobertura. A terceira ampliação, que acontece agora, é para todas as pessoas de 16 anos ou mais que ainda não foram vacinadas.

Atualmente, o esquema vacinal da vacina contra a meningite, preconizada no Calendário Nacional de Vacinação, contempla crianças aos 3 e aos 5 meses de idade, com mais uma dose de reforço aos 12 meses. A ampliação deste público foi anunciada, no ano passado, como forma de aumentar o número de pessoas imunizadas no país. Essa é a principal ferramenta para prevenção da doença, que afeta as membranas que recobrem o cérebro. Causada por uma bactéria, ela fica ainda mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando uma infecção generalizada. A vacina previne casos graves e protege mais de 95% dos vacinados.

Onde se vacinar

Em Juiz de Fora, os imunizantes são aplicados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) espalhadas pelo município, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h, de segunda à sexta-feira, exceto às quintas, quando o horário na parte da tarde é das 13h às 14h30. Crianças e adolescentes também podem ser vacinadas no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente, das 8h às 14h.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.