Novembro já é o mês mais chuvoso do ano em Juiz de Fora
Antes mesmo do fim do período, acumulado de precipitações já supera a média histórica de 191 milímetros. Previsão é de mais chuva até amanhã
Pela primeira vez, desde março, Juiz de Fora registrou volume de chuvas acima da média histórica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Embora novembro ainda não tenha encerrado – e exista a previsão de novas pancadas até quinta-feira (30) -, o acumulado de 195,9 milímetros, registrado até o início da noite, já é 2,6% acima do esperado para o período. Além disso, este é o mês mais chuvoso do ano até o momento, superando os 185,4 milímetros contabilizados em janeiro.
Apesar de novembro ser considerado um ponto fora da curva, dentro deste ano atípico no regime de chuvas, o comportamento é aquém do que foi observado nos últimos dois anos em igual período. Em 2017, por exemplo, o mês teve oito dias de chuvas, sendo seis deles contínuos, entre os dias 19 e 24. Em 2016, o mês de novembro acumulou mais que o dobro, 406,5 milímetros, com 16 dias de precipitações. Antes, em 2015, as chuvas somaram 238,3 milímetros, em 17 dias.
Se considerar todas as precipitações registradas em 2017, a soma até o momento é de 853,6 milímetros, índice que representa 64,4% do previsto entre janeiro e novembro. É o pior resultado, em igual período, desde 2014, no auge da crise hídrica, quando o percentual alcançado foi de 63,3%.
Chuvas na semana
A instabilidade atmosférica é causada pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um fenômeno climatológico que transporta grande carga de umidade da região da Amazônia para o Sudeste brasileiro. A ZCAS permanece, mas de forma menos agressiva se comparada à semana passada. Por isso, a possibilidade é de novas pancadas, menos intensas, até quinta-feira (30). Segundo o Inmet, o acumulado até este dia pode ser superior a 30 milímetros.
De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), o restante da semana deve ser, ainda, de céu parcialmente nublado e temperaturas estáveis. Os termômetros devem registrar de 16 a 20 graus.