Oficina gratuita ensina a produzir capas de chuva para pets em Juiz de Fora
Atividade será realizada neste sábado, na Estácio, e integra projeto que incentiva o empreendedorismo feminino e o reaproveitamento de resíduos industriais

Uma oficina gratuita de confecção de capas de chuva para animais de estimação será realizada neste sábado (31), das 8h30 às 11h30, na Estácio Juiz de Fora. A atividade marca o início de uma nova etapa da COLab de Costura, que passa a oferecer oficinas mensais abertas à comunidade, com foco no reaproveitamento de materiais e na geração de renda.
A oficina utilizará sobras de bobinas plásticas fornecidas pela Hiperroll Embalagens, parceira da iniciativa. O objetivo é ensinar técnicas de costura e mostrar como materiais que seriam descartados podem ser transformados em produtos comercializáveis. A proposta também prevê a produção de outros itens, como roupas de proteção para trabalhadores e acessórios para animais.
A atividade será ministrada pela reitora da Estácio Juiz de Fora e professora dos cursos de Moda, Paula Campos de Castro, com o apoio das fundadoras da COLab de Costura, Rosimary, Luciana Borboni e Ana Paula Novelino. Segundo Paula, o reaproveitamento de resíduos pode facilitar o início de pequenos negócios, já que permite trabalhar com matéria-prima de custo reduzido.
“Quando uma mulher aprende a fazer uma capa de chuva para pet utilizando sobras industriais, por exemplo, ela não está aprendendo apenas a costurar. Ela está descobrindo uma possibilidade de negócio”, destaca.
A oficina acontece na COLab de Costura, no campus da Estácio, localizado na Avenida Presidente João Goulart 600. A participação é gratuita, e as inscrições devem ser realizadas pelo link disponível na bio do perfil @empreendedorasestaciojf, no Instagram.
Projeto já capacitou mais de 180 mulheres
A COLab de Costura faz parte do projeto de extensão Mulheres Empreendedoras e Empoderadas (MEE), desenvolvido pela Estácio Juiz de Fora com apoio do Instituto Yduqs. Desde 2021, a iniciativa já capacitou mais de 180 mulheres, principalmente em situações de vulnerabilidade, por meio de atividades gratuitas nas áreas de gestão, comunicação, psicologia e desenvolvimento de negócios.
De acordo com a coordenadora do projeto e cientista social Tâmara Lis, a falta de recursos financeiros e de orientação está entre os obstáculos enfrentados por mulheres que desejam empreender. A proposta das capacitações é oferecer conhecimentos práticos e incentivar as participantes a reconhecerem suas habilidades como possíveis fontes de renda.

“Quando oferecemos uma capacitação gratuita, estamos abrindo possibilidades para que essas mulheres descubram suas capacidades, ganhem confiança e percebam que podem construir seus próprios caminhos”, afirma Tâmara.
Além das capacitações, a COLab disponibiliza máquinas e equipamentos para a confecção de peças. Com a ampliação das atividades, o espaço pretende alcançar mais mulheres interessadas em aprender costura e desenvolver produtos para comercialização.
Para Tâmara, a iniciativa também busca fortalecer a autoestima e a independência das participantes. “No projeto de Extensão Mulheres Empreendedoras e Empoderadas, responsável pela COlab de Costura, a gente entende que empreender também tem a ver com autonomia, autoestima e liberdade de escolha.”
*Estagiária sob supervisão da editora Carolina Leonel









