Alunos arrecadam dinheiro para ir a competição
Vinte estudantes das engenharias civil, elétrica, mecânica, de ciências exatas e do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF irão participar de uma competição de aerodesign entre os dias 3 e 6 de novembro, em São José dos Campos (SP). Os alunos estão ansiosos para colocar o avião projetado por eles em ação. Conforme a universitária Mayra Carmo, 19 anos, desde fevereiro, a equipe Microraptor vem trabalhando na construção do avião. “Cada ano, a competição tem um regulamento. O edital deste ano saiu em fevereiro. A partir do regulamento, a gente começa a construir o avião. No ano passado, por exemplo, o avião deveria carregar 43 bolinhas de tênis. Neste ano, ao invés de carregar as bolinhas de tênis, nosso projeto terá que voar com uma carga, tipo um saco de areia. Durante o voo, teremos que soltar a carga e continuar voando. É como se fosse um avião de bombardeio.”
O modelo já passou por testes, e os resultados foram positivos, o que tem motivado e deixado os alunos confiantes para participar da 8º Competição SAE Brasil AeroDesign, onde irão concorrer com outras 24 equipes. “O nosso projeto, este ano, está muito competitivo. A gente não esperava um resultado tão bom assim. Deu tudo muito certo, devido às tecnologias que estamos empregando, como o corte a laser e a confecção de peças em 3D”, empolga-se Bruno de Almeida, 21 anos.
Para custear a viagem para São José dos Campos, os estudantes estão buscando angariar fundos e apostam na contribuição coletiva por meio do site Vakinha. “Estamos apelando para a sociedade juiz-forana para conseguir apoio ao projeto. Geralmente, conseguimos recursos da faculdade, mas, neste ano, foi mais difícil. Até conseguir patrocinadores está sendo complicado. O projeto já custou R$ 13 mil. Agora, precisamos de dinheiro para as despesas da viagem. Estamos precisando de cerca de R$ 5 mil para a hospedagem. O transporte foi cedido pela universidade”, conta Bruno.
Quem quiser colaborar com o projeto Microraptor, pode realizar a doação pela internet ou entrar em contato pelo telefone (32) 98825-6940 ou pelo e-mail [email protected]. Os alunos contam ainda com propostas de patrocínio para os interessados. “Muitos estamos indo pela primeira vez e estamos ansiosos. Ficamos o ano inteiro nos preparando para chegar nesse momento e queremos ver como é, como é a apresentação das outras equipes. Ali a gente vai aprender muita coisa”, afirma Gabriel Flores, 22 anos.