Quarta-feira pode ter chuva forte na Zona da Mata


Por Juliana Netto

28/10/2015 às 11h23

tempo-olavo
Passagem de frente fria favorece formação de nuvens pela região (Foto: Olavo Prazeres)

Um aviso meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta possibilidade de chuva de intensidade moderada a forte, acompanhada de rajadas de vento e descartas atmosféricas para os setores Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata de Minas Gerais nesta quarta-feira (28).

Para Juiz de Fora, a estimativa é de céu nublado a encoberto com pancadas e trovoadas. Ainda conforme a previsão, os termômetros não devem ultrapassar os 23 graus na cidade.

De acordo com o meteorologista Cleber Souza, do 5º Distrito de Meteorologia, em Belo Horizonte, a condição deve-se à passagem de uma frente fria pelo oceano. “Nas últimas horas, houve um deslocamento das nuvens em direção ao Vale do Rio Doce, mas ainda assim há chance de acumulado significativo na região da Zona da Mata. Mesmo que o sol não apareça, os raios podem aquecer as nuvens estacionadas pela região, favorecendo a chuva. Além disso, as altas temperaturas dos últimos dias contribuem para as pancadas fortes”, explica.

Na tarde desta terça-feira (27), houve concentração de grande volume de precipitações na região Norte de Belo Horizonte. Conforme o Inmet, em apenas uma hora, choveu  45 milímetros. A tendência para os próximos dias é de tempo instável em praticamente todas as regiões mineiras.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.