Prefeitura autoriza internato de alunos da saúde da rede privada
Medida, que deve entrar em vigor na próxima terça, se estende apenas a estudantes do último ano dos cursos de medicina, farmácia, enfermagem e fisioterapia
Os alunos dos cursos de medicina, farmácia, enfermagem e fisioterapia de faculdades privadas poderão retomar, a partir da próxima terça-feira (1º de setembro), o internato de último ano da graduação. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (28), pelo prefeito Antônio Almas (PSDB), em transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Entretanto, as aulas práticas dos alunos de saúde, que normalmente acontecem em ambulatórios das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), seguem vedadas. O internato é um estágio realizado por graduandos em saúde por meio de convênio entre a Secretaria de Saúde de Juiz de Fora e as faculdades.
De acordo com Almas, a retomada do internato coloca-se como coerente neste momento. “Na área de saúde, não podemos ter um vácuo na formação de profissionais, inclusive porque a pandemia se enfrenta, em sua essência, com os profissionais de saúde. Utilizaremos 54 UBSs para acolher os alunos, e, também, com a preocupação de poder dar garantias de segurança ao estudante ao fazer o estágio. Por outro lado, que fique bem claro, o que foi acertado é que só participará do estágio o aluno que assim o desejar. O aluno que não quiser, por vontade pessoal, não poderá ser obrigado a participar. Ele retardaria, assim, dentro da sua perspectiva, o seu tempo de formação.”
Em relação aos estudantes de saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o retorno do internato será ainda deliberado pelo Conselho Superior (Consu), conforme o prefeito. “Já a UFJF, que tem um processo diferenciado por conta de sua própria estrutura, depende da autorização do Consu para essa atividade, que deve se reunir e deliberar sobre o assunto. Cada faculdade vai fazer o seu processo, mas o internato já estará liberado.”
Também durante a live desta sexta, o prefeito falou sobre as flexibilizações que passam a valer neste sábado, como a autorização de consumo interno em bares e a realização das feiras livres da Avenida Brasil e da Praça Antônio Carlos. Ele anunciou, ainda, que os parques municipais podem ser liberados para a prática de atividades físicas individuais a partir de semana que vem.