Travessia arriscada na Avenida Itamar Franco
O trecho de aclive e declive da Avenida Itamar Franco, entre os bairros São Mateus e Cascatinha, na Zona Sul, é uma área de atenção para pedestres. No mesmo local em que um aposentado morreu na tarde de terça-feira, atropelado por uma bicicleta, várias situações de risco foram flagradas pela reportagem. Na tarde de ontem, em cerca de 20 minutos, nove pessoas foram vistas cruzando as duas extremidades da avenida em meio a carros e motos, apesar de no local não haver a indicação de travessia. Embora haja um radar na descida, próximo ao Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), os veículos passam em velocidade, potencializando ainda mais o risco de acidentes. Pior: bicicletas descem a avenida com frequência, desrespeitando todas as regras de circulação. No momento em que a Tribuna estava no local, dois condutores chegaram a empinar os veículos em meio aos carros.
Quem passa pelo local reclama da falta de local apropriado e seguro para atravessar. Isso porque após a faixa de pedestre em frente ao hospital, a próxima já está no início da Avenida Doutor Paulo Japiassu Coelho, nas imediações da Ascomcer, distante aproximadamente um quilômetro. E neste intervalo, o fluxo de pedestre é intenso, principalmente pela presença de lojas, da Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé de Serra (Acispes) e de uma faculdade particular. "É horrível atravessar aqui. E dificilmente fazemos isso com segurança", disse a dona de casa Maria Aparecida Pereira, 43 anos. Opinião semelhante à do aposentado Carlos Honório Silva, 66. "Acho que faltam faixas de pedestres."
De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito (Settra), Rodrigo Tortoriello, a instalação de faixas de pedestres deve obedecer a uma série de critérios técnicos e de segurança, e as características da Avenida Itamar Franco, naquele trecho, não permitem a colocação destes dispositivos. "A instalação das faixas não deixará a via mais segura. Ali as condições de frenagem e até mesmo de visibilidade impedem a inserção das faixas. Além disso, os critérios técnicos exigem uma qualidade mínima de pessoas por hora utilizando determinado trecho, e ali este índice não é alcançado."
Conforme o secretário, técnicos da pasta continuam observando os abusos dos pedestres naquele trecho, mas por hora, nenhuma adequação física será feita. "Temos sim um projeto para melhorar a sinalização, não só daquela subida como também da rotatória em frente à Ascomcer, mas isso ainda está em fase de avaliações. Acreditamos que os riscos na Itamar Franco podem ser minimizados se houver conscientização das pessoas sobre os perigos de atravessar no local. Segundo Rodrigo, será iniciada durante a Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro) uma campanha de educação no trânsito. Será um programa de 12 meses no qual serão desenvolvidas diversas ações para despertar o interesse da população sobre o assunto.









