Manifestações urbanas marcam Dia do Orgulho LGBTQIA+ em JF
Faixas nas cores da representatividade LGBTQIA+ fazem parte da iniciativa “Mais cor, menos dor, por favor” e podem ser vistas em praças e espaços da cidade
Nesta segunda-feira (28), o mundo todo comemora o Dia do Orgulho LGBTQIA+, e, em Juiz de Fora, as manifestações podem ser vistas no Parque Halfeld e nas praças Antônio Carlos e Riachuelo, além das localizadas nos bairros Manoel Honório e Benfica. Nesses locais, as árvores ostentam faixas com as cores do arco-íris, em uma manifestação urbana intitulada como “Mais cor, menos dor, por favor”, promovida pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
De acordo com a Administração, o objetivo é utilizar espaços públicos do município para estimular a reflexão sobre ser LGBTQIA+ no Brasil, lembrando da importância, do respeito e do acolhimento à diversidade de gênero.

Mais cor, menos dor, por favor
A Prefeitura afirma que intervenções urbanas como as desta segunda são utilizadas desde a Ditadura Militar como um movimento de resistência à restrição de liberdade e de direitos humanos. A gerente do Departamento de Políticas para Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (DPDH) da SEDH, Franciane Rabelo, diz que a iniciativa é essencial para se conhecer os desafios que a comunidade LGBTQIA+ trava diariamente, sua luta por direitos e melhores condições de vida.
“Primamos pelo respeito à diversidade de gênero e seguimos em luta contra toda forma de violência representada, hoje, por um estado racista e homofóbico. O respeito não vê cor, religião e muito menos orientação sexual. Ele é universal e cabe a nós mesmos lutar pelo direito. Com esse pensamento, foi instituído um grupo de trabalho para construção de propostas para a política LGBTQIA+ em nosso município”, afirma Franciane.

Grupo de trabalho discute plano municipal
Nesta segunda, também aconteceu a segunda reunião do grupo de trabalho para elaborar a proposta do Plano Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da População LGBTQIA+. Ela será realizada virtualmente, às 17h. O encontro tem como objetivo começar os debates em torno dos eixos temáticos que estarão presentes no documento, bem como a formulação das principais demandas e necessidades da população LGBTQIA+, visando os direitos sociais, políticos, econômicos e culturais desses sujeitos. A primeira reunião do GT aconteceu no último dia 15 de junho.
“Muito orgulhosos do que somos”
Também como comemoração, das 15h às 16h desta segunda, uma live foi transmitida no Facebook da PJF com o tema “Muito orgulhosos do que somos: diversidade de gênero, cultura e artes em debate”. A mediação foi feita pelo secretário de Comunicação, Márcio Guerra, com participação de artistas como Mc Xuxu e Úrsula Scavollini. Houve, ainda, a participação de Dandara Felícia, integrante do Grupo de Trabalho do Plano Municipal de Políticas LGBTQIA+ da PJF, e Eduardo Novaes, design e servidor da Prefeitura.
V Semana Rainbow
De 9 a 15 de agosto acontece a V Semana Rainbow, evento que tem como objetivo sensibilizar a sociedade para questões relacionadas às identidades de gênero e sexuais, além de trabalhar o respeito à diversidade. O evento teve início em 2017, por meio do Projeto de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) “Identidades, Cidadania e Inclusão LGBTQIA +: Semana Rainbow”.
Segundo a coordenadora da ação, Mariana Neves, o evento possui um papel de transformação social para um ambiente mais tolerante. “Trata-se de ações de cultura, arte e educação, com o objetivo de inclusão, acolhida e visibilidade sobre o acesso aos direitos e ao exercício da cidadania, ainda restritos para a comunidade LGBTQIA+”.
De acordo com a organização, neste ano a Semana Rainbow não teve nenhum aporte financeiro. O evento conta com a vontade de alunos, voluntários e bolsistas que gerenciam as redes sociais da semana e estão organizando a programação.









