4ª Região da PM em Juiz de Fora recebe novo comandante

Coronel Rodrigo Saldanha estava à frente do 2º Batalhão de Policiamento Especializado, em Contagem, na Região Metropolitana de BH


Por Sandra Zanella

28/05/2024 às 16h58

A 4ª Região de Polícia Militar terá novo comando a partir desta sexta-feira (31). Promovido a coronel, Rodrigo Saldanha terá sob sua responsabilidade os batalhões de Juiz de Fora, Ubá, Muriaé, Leopoldina e Viçosa. A nomeação feita pelo comandante geral da PMMG, coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, foi publicada no Diário Oficial. Já o atual comandante, coronel Marco Aurélio Zancanela do Carmo, vai integrar o quadro da reserva, após 30 anos de serviços prestados. Novos comandantes também foram anunciados em outras oito regiões da PM em Minas e em três setores.

Ainda como tenente-coronel, Rodrigo Saldanha esteve à frente do 2º Batalhão de Policiamento Especializado (2º BPE), em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Graduado em direito, com especialização em gestão da segurança pública, o novo comandante da 4ª Região foi professor de armamento, equipamento e tiro policial, de direitos humanos e do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Ele também se especializou em uso da força e emprego de técnicas e tecnologias de menor potencial ofensivo, fez capacitação para operações com armas da alta energia (fuzis) e de manutenção básica de armamentos.

Comandante faz última operação pelos 38 anos da 4ª RPM

A PM divulgou que, nesta quarta-feira (29), o atual comandante da 4ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Marco Aurélio Zancanela do Carmo, vai participar da última operação em sua carreira como policial, já que ele está prestes a integrar o quadro de veteranos da corporação.

Batizada de Termópilas, a manobra será uma homenagem aos 38 anos da 4ª RPM. Além do incremento no policiamento ostensivo, serão cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão “a fim de proporcionar maior tranquilidade e aumento na sensação de segurança para a população”.

A Termópilas será desencadeada em todas as regiões de Juiz de Fora, mobilizando todo o efetivo, incluindo os alunos do Curso Especial de Formação de Sargentos e do Curso de Soldados. A operação será lançada às 14h30 desta quarta, na Praça Antônio Carlos, no Centro.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.