Ouça agora

Sem calçada, pedestres se arriscam na rua


Por Tribuna

27/12/2011 às 07h00

Pessoas e veículos disputam espaço em avenida

Pessoas e veículos disputam espaço em avenida

Pedestres que transitam pela Avenida Presidente Itamar Franco (antiga Independência), no trecho entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Batista de Oliveira, no Centro, convivem com um antigo problema que leva perigo a quem tem de passar pelo local. Em um trecho da via não há calçada, e muitas pessoas se arriscam a passar pelo asfalto em meio ao intenso tráfego. O muro de uma casa se sobrepõe ao limite do passeio e invade um trecho da pista, obrigando até mesmo os motoristas a desviarem de suas rotas. Uma seta direciona o desvio aos condutores, mas não há qualquer placa indicando o perigo de atropelamento aos pedestres.

Não é difícil flagrar a arriscada travessia de algumas pessoas, que tentam cumprir o trajeto ligeiramente enquanto não há veículos na pista. Um grupo de adolescentes não se preocupou em passar pelo asfalto e dividir espaço com os automóveis. Um dos jovens chegou a encostar a mão na lateral do ônibus que passava pela pista. A estudante Stephania do Nascimento, 24 anos, mesmo sabendo dos riscos, preferiu tentar atravessar depressa a ter de voltar até a faixa de pedestres mais próxima. "Olhei se não vinha carro antes de passar, mas sei que é perigoso", admite.

A única solução para o problema na avenida, apontada pela Prefeitura, envolve a desapropriação do terreno que invade o espaço da calçada. Segundo a assessoria da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, "esta é uma situação que está consolidada desde a implantação da avenida. Na atual administração foi feita uma avaliação sobre o valor de desapropriação, que é um montante considerável. Diante disso, o processo está listado entre outras prioridades, que também estão sendo analisadas".

Galeria José Seta

Logo ao lado do local, uma travessa que poderia servir de desvio e opção à falta de calçada na avenida, é apontada como mais um motivo de preocupação por moradores. Na Galeria José Seta, que liga a Avenida Presidente Itamar Franco à Rua Barbosa Lima, há detritos e entulho espalhados. Sacolas de lixo são deixadas logo embaixo da placa que proíbe a prática no local. Uma das muitas pichações encontradas nas paredes faz referência à sujeira da travessa – ilustrações de baratas foram feitas onde o lixo é frequentemente depositado.

Uma comerciante da Rua Barbosa Lima, que prefere não se identificar, diz que evita passar pela galeria em função da sujeira e do mau cheiro. Ela também reclama do desrespeito de alguns pedestres que utilizam a passagem. "É comum ver homens urinando no beco em plena luz do dia", relata. Um funcionário do estabelecimento, que também optou por não se identificar, questiona ainda a falta de segurança e policiamento. "Todos os dias, principalmente no fim da tarde, um grupinho de adolescentes se reúne ali (na travessa) para usar drogas."

De acordo com a assessoria do Demlurb, há coleta de lixo noturna todos os dias e lavação constante na Galeria José Seta. Campanhas de conscientização foram feitas e placas, afixadas no local, em função da constante reclamação dos moradores. Já a assessoria da Polícia Militar relatou que a companhia responsável pela região central vai intensificar o patrulhamento na área e entrar em contato com os moradores e comerciantes a fim de levar mais segurança ao local.