Ouça agora

13 escolas públicas de JF recebem recursos para educação integral


Por Tribuna

27/12/2011 às 19h44

Treze escolas públicas de Juiz de Fora estão entre as 14.200 instituições selecionadas pelo Ministério da Educação (MEC) para receber recursos destinados à educação de tempo integral em 2012. Para que as dez escolas estaduais e três municipais pré-selecionadas adquiram o benefício, a Prefeitura da cidade e os diretores das instituições devem aderir ao programa "Mais educação" até 15 de fevereiro. O cadastro permitirá que cada colégio receba cerca de R$ 37 mil para aquisição de materiais, implementação de atividades e pagamento de transporte e alimentação dos monitores que atuarão no próximo ano letivo.

Minas Gerais é o segundo estado em número de contemplados pelo programa, com 904 escolas, atrás apenas da Bahia. A ampliação da proposta que prevê a permanência do aluno na escola por pelo menos sete horas é meta do Plano Nacional de Educação (PNE) do Governo Federal, que pretende abranger 50% dos estudantes da rede pública até 2020. Atualmente, 6% dos alunos do país frequentam escolas em tempo integral.

Somar atividades de arte, cultura, esporte, inclusão digital e acompanhamento pedagógico ao horário das aulas melhoram a aprendizagem, segundo dados do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa). No último ano, 79,1% dos alunos da educação integral do estado estavam no nível considerado recomendável pelo exame. Enquanto a média do estado cresceu cerca de 8,4%, de 2009 para 2010, o índice dos alunos que dedicam tempo integral à escola foi 29,7% superior.

Em Juiz de Fora, 43 escolas municipais fazem parte do programa "Mais educação", selecionadas para atender, em 2010 e 2011, grupos de alunos em tempo integral. "É um bom incentivo, mas o município tem que dar sustentabilidade ao programa a fim de transformá-lo em uma política municipal", avalia a supervisora de avaliação e monitoramento do Departamento de Ações Pedagógicas, Maria Cristina de Carvalho, que confirma que o investimento na educação integral é uma tendência adotada pela rede municipal de ensino. De acordo com a Secretaria de Educação de Minas, 22 escolas de Juiz de Fora têm grupos atendidos pelo Programa Escola em Tempo Integral, o que totaliza 1.226 estudantes.

 

Programa Mais Educação

– Escolas Estaduais:

E.E. Maria Elba Braga

E.E. Governo Juscelino Kubtschek

E.E. Henrique Burnier

E.E. Coronel Antônio Alves Teixeira

E.E. Dilermando Costa Cruz

E.E. Maria Ilydia Resende Andrade

E.E. Presidente Costa e Silva

E.E. Professor Cândido Motta Filho

E.E. Professor Lopes

E.E. Teodorico Ribeiro de Assis

 

– Escolas Municipais:

E.M. Dr. Adhemar Resende de Andrade

E.M. Professora Thereza Falci

E.M. Professor Augusto Gotardelo