Juiz de Fora tem 83% da população vacinada com a 1ª dose
A partir de agora, a vacinação é contínua para todas as pessoas com 12 anos ou mais em 48 pontos de atendimento na cidade
Após alcançar, na última sexta-feira (24), todo o público elegível para vacinação contra Covid-19 com a primeira dose, a Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) publicou balanço da imunização no município. Até esta segunda-feira (27), a PJF já havia vacinado 83,11% da população total da cidade com uma dose. Considerando a imunização completa (duas doses ou dose única), o percentual chega a 49,75%. Conforme a Secretaria de Saúde, os percentuais têm por base o último levantamento populacional em Juiz de Fora feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): 516 mil habitantes, segundo o Censo 2010.
LEIA MAIS: PJF altera horário, e vacinação no Sesc vai até às 19h
Entretanto, se for considerada a população local estimada atualmente pelo IBGE (577.532 pessoas), os índices caem para cerca de 74% com a primeira dose e 44% com a imunização completa, conforme dados divulgados pela PJF até a última sexta. A Tribuna solicitou à pasta municipal o percentual de pessoas aptas a serem vacinadas, mas que ainda não teriam buscado os imunizantes. A secretaria, entretanto, não retornou até o fechamento desta matéria.
A partir de agora, a vacinação é contínua para todas as pessoas com 12 anos ou mais que, por algum motivo, ainda não tenham recebido a primeira dose. Este público pode buscar a dose inicial em qualquer um dos postos de vacinação da cidade. Nesta terça-feira, também seguirão sendo aplicadas as segundas doses da AstraZeneca. Recebem as doses deste imunizante aqueles que deveriam ter completado a imunização nos dias 20, 21 e 22 de setembro, ou data anterior. Na quarta-feira (29), a aplicação é direcionada àqueles que deveriam ter recebido a segunda dose nos dias 23, 24 e 25 de setembro, ou data anterior.
As vacinas da AstraZeneca estarão disponíveis nas 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 11h; nas dez UBSs de referência, das 8h às 11h e das 13h às 16h (com exceção das quintas-feiras, em que o funcionamento é das 8h às 11h e das 13h às 14h), e no Sesc Juiz de Fora, das 14h às 19h.
O que levar
A Secretaria de Saúde lembra que, para receber o imunizante, a pessoa deve apresentar o cartão de vacina, um documento de identificação com foto e o comprovante de residência no município. Também é preciso levar o formulário impresso, cujo modelo está disponível no site da PJF.
Coronavac e Pfizer
De acordo com a PJF, a aplicação da segunda dose da Coronavac segue a data descrita no cartão de vacina. Na terça, recebem a segunda dose todos aqueles com retorno marcado para o dia 28 de setembro ou data anterior, no Sesc, das 14h às 19h, nas 35 UBSs, de 8h às 11h, e nas 10 UBSs referência, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Já a segunda aplicação da Pfizer é destinada a quem recebeu a primeira dose até o dia 28 de julho. Esse público pode se dirigir a qualquer um dos postos de vacinação.
3ª dose
As doses de reforço, destinadas aos idosos de 70 anos ou mais, que receberam a segunda dose contra a Covid-19 há pelo menos seis meses, são aplicadas no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), das 8h às 11h e das 13h às 16h, nas 35 UBSs, de 8h às 11h, e nas 10 UBSs referência, das 8h às 11h e das 13h às 16h, nesta terça. Os imunossuprimidos, que receberam a segunda dose há pelo menos 28 dias, também podem receber a dose de reforço. Este público pode ser vacinado no Sesc, das 14h às 19h, nas 35 UBSs, de 8h às 11h, e nas 10 UBSs referência, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Após fechamento do Sport, Sesc tem fila nesta segunda
Nesta segunda-feira, houve grande demanda por doses no Sesc. A Tribuna esteve no local e verificou extensa fila e esperas longas no local, ao longo da tarde e início da noite. A reportagem questionou a Prefeitura se a grande demanda no ponto central de vacinação seria em decorrência do encerramento das atividades de vacinação no Sport Club, desde a última sexta-feira. Em nota, a Secretaria de Saúde informou que, nesta segunda, a campanha de vacinação contra a Covid-19 ocorreu em 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
“A utilização de todas estas unidades, que visa a levar a vacina para perto das pessoas e também diminuir a concentração nos locais, fez com que a imunização ocorresse de forma tranquila ao longo desta manhã, apesar da grande demanda causar filas em alguns dos pontos. Vale frisar que tanto a vacinação de primeiras doses para pessoas de 12 anos ou mais quanto a de segundas doses e doses de reforço são contínuas. Com isso, quem não conseguir se vacinar hoje terá a oportunidade de receber a vacina nos próximos dias e semanas normalmente”, se posicionou em nota. Sobre a possibilidade de eventualmente reconsiderar o Sport como ponto de vacinação, a pasta não respondeu.
Confira a relação completa de todas as UBSs:
_ UBS Alto Grajaú: Rua Doutor Leonel Jaguaribe, 178
_ UBS Bairro Industrial: Rua João Gualberto, 110
_ UBS Barreira do Triunfo: Avenida Juscelino Kubitscheck, s/nº
_ UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage, 229
_ UBS Centro Sul: Avenida Rio Branco, 3132 (não atenderá nesta terça, dia 27)
_ UBS Cidade do Sol: Rua Gustavo Capanema, 70
_ UBS Dom Bosco: Rua João Manata, 93
_ UBS Esplanada: Rua Bias Fortes, 74
_ UBS Filgueiras: Rua Orlando Riani, 2.200
_ UBS Furtado de Menezes: Rua Furtado de Menezes, 19 À
_ UBS Grama: Praça Áureo Carneiro s/n
_ UBS Granjas Bethânia: Rua Nove de Julho, 294
_ UBS Ipiranga: Rua Etiene Loures, 85
_ UBS Jardim da Lua: Rua Natalino José de Paula, 314
_ UBS Jardim Esperança: Rua Padre João Micheleto, 35
_ UBS Jardim Natal: Rua Tenente Lucas Drumond, 370
_ UBS Joquei Clube I: Rua Antonio Armando Pereira, 140
_ UBS Joquei Clube II: Rua Antonio Guimarães Peralva, 130
_ UBS Linhares: Rua Ministro Odilon Braga, s/nº
_ UBS Marumbi: Rua Barão do Retiro, 1.462
_ UBS Monte Castelo: Rua Doutor Oswaldo Mascarenhas, s/nº
_ UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz 72
_ UBS Nova Era: Rua Guimarães Junior, 850
_ UBS Parque Guarani: Rua Sofia Rafael Zacarias, 685
_ UBS Retiro: Rua Sebastião Cardoso, 41
_ UBS Santa Cruz: Rua Doutor Antonio Mourão Guimarães, 245
_ UBS Santa Efigênia: Rua José Ferreira, 13
_ UBS Santa Rita: Rua José Vicente, 390
_ UBS Santo Antônio: Rua Pedro Trogo, 285
_ UBS Santos Dumont: Rua Alvaro José Rodrigues, 25
_ UBS São Judas Tadeu: Rua Ernesto Pancini, 446
_ UBS São Sebastião: Rua Jorge Raimundo, 209
_ UBS Teixeiras: Rua Custódio Furtado de Souza, 131
_ UBS Vale Verde: Rua Marciano Pinto, 685
_ UBS Vila Esperança: Rua Nova, 30
_ UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, 1910
_ UBS Vila Olavo Costa: Rua Jacinto Marcelino, 16
UBSs de referência:
UBS Bairro Nossa Senhora de Lourdes: Rua Inácio Gama, 813
UBS Benfica: Rua Guararapes, 106
UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, 775
UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº
UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, 1.433
UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, 1.910
UBS Milho Branco: Rua Nicolau Schuery, s/nº
UBS Progresso: Rua Jorge Knopp, nº 119
UBS Santa Cecília: Rua Gabriel Rodrigues, nº 900
UBS Bandeirantes: Rua Laurindo Nocelli, nº 100
Tópicos: coronavírus / vacina