Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Juiz de Fora terá alterações nos locais de vacinação a partir desta quarta-feira

Sete UBSs de referência continuarão aplicando doses contra o coronavírus; demais 38 UBSs, no entanto, passam a vacinar exclusivamente contra a gripe


Por Carolina Leonel, repórter, e Luiza Sudré, estagiária sob supervisão da editora Rafaela Carvalho

27/07/2021 às 20h16- Atualizada 27/07/2021 às 20h19

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou, nesta terça-feira (27), alterações nos locais de vacinação a partir desta quarta-feira (28). As 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que vacinavam, até então, contra a Covid-19 no horário da manhã, irão funcionar exclusivamente, em dois turnos, para a imunização contra a gripe a partir de agora. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria, a mudança se dá para que a vacinação contra o Influenza seja priorizada no município, uma vez que a imunização contra a Covid-19 tem fluído e seguido o calendário previsto.

Além disso, o Restaurante Universitário Centro (RU), na Rua Santo Antônio, também irá aplicar doses contra a gripe às segundas e quartas, de 13h às 17h, para pessoas com mais de 10 anos. Já nas 38 UBSs, a imunização é para todos que têm mais de 6 meses de idade, e ocorre em dois turnos, das 8h às 11h, e das 13h às 16h.

De acordo com a Saúde, desde abril, quando foi iniciada a campanha contra a Influenza, mais de 160 mil pessoas foram imunizadas em Juiz de Fora. Entre os grupos que mais receberam o imunizante estão os idosos, com 65.502 doses (60% deste público), e 24.735 crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (quase 75% do grupo). A pasta ainda ressalta que, desde o dia 5 de julho, qualquer pessoa com mais de 6 meses pode receber a vacina. Conforme a assessoria da Prefeitura, a campanha de imunização, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, continua enquanto durar o estoque de vacinas contra a gripe.

No momento da imunização contra a gripe, é necessário apresentar documento original com foto, como carteira de motorista ou documento de identidade (RG). Além disso, a Secretaria ressalta que o cidadão já vacinado contra a Covid-19 deve levar o cartão de vacina, uma vez que é preciso um intervalo de, pelo menos, 14 dias entre a aplicação de um e outro imunizante. Já para quem foi diagnosticado com Covid-19, a recomendação é esperar, ao menos, 30 dias entre o começo dos sintomas ou teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber o imunizante contra a gripe.

Vacinação contra a Covid-19

Com a modificação, a vacinação contra a Covid-19 passa a acontecer, a partir desta quarta-feira, nas sete UBSs de referência (Bairro de Lourdes, Benfica, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Santa Luzia, São Pedro e Vila Ideal), no Sport Club Juiz de Fora, no Círculo Militar e, para idosos, no Departamento de Saúde do Idoso (DSI). Conforme a assessoria da Secretaria de Saúde, essa mudança se dará, a princípio, até o fim desta semana.

Nesta quarta, a campanha de imunização chega às pessoas com 27 anos ou mais. Na quinta (29) é a vez de quem já completou 26 anos. Na sexta (30), serão vacinados os moradores de Juiz de Fora com mais de 25 anos, e no sábado (31), aqueles que já têm mais de 24 anos poderão ir a um posto de vacinação. Os horários de funcionamento são: de 8h a 16h no Sport Club e no Círculo Militar; das 8h às 11h e das 13h às 16h nas UBSs de referência.

Segundas doses

Já quem precisa receber segundas doses deverão ir até o Sport Club, Círculo Militar ou uma das sete UBSs referência. As pessoas que forem receber a segunda dose devem levar o cartão de vacina para comprovar o recebimento da primeira. Deve-se ter atenção à data de retorno no cartão, pois não são aplicadas vacinas antes do prazo estipulado. Além do cartão, precisa ser apresentado documento original com foto, como o documento de identidade (RG) ou a carteira de motorista, além de comprovante de residência. As cópias dos documentos e o comprovante de residência ficarão retidos no local de vacinação.

As grávidas e puérperas (mulheres no pós-parto até 45 dias) que receberam a primeira dose da AstraZeneca, também poderão receber a segunda imunização da vacina da Pfizer, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde. As mulheres que precisam receber o segundo imunizante da Pfizer podem ir até ao Círculo Militar, das 8h às 16h.

A PJF orienta ainda que as pessoas que se imunizaram contra a gripe, mas que também têm o direito de se vacinar contra a Covid-19, devem esperar, pelo menos, 14 dias entre as aplicações dos imunizantes. Para quem foi diagnosticado com Covid-19, é recomendado, também para a vacinação contra o coronavírus, ao menos, 30 dias de espera entre o começo dos sintomas ou teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber qualquer uma das vacinas.

Calendário desta quarta-feira

Grávidas, Puérperas e Lactantes com até 6 meses de pós-parto e que tenham 18 anos ou mais de idade: Sport Club JF e Círculo Militar, das 8h às 16h em ambos os locais.

O conteúdo continua após o anúncio

Idosos com 60 anos ou mais: Departamento de Saúde do Idoso, das 8h às 11h e das 13h às 16h; Círculo Militar, das 8h às 16h; Sport Club JF, de 8h às 16h; e 7 UBSs de referência, das 8h às 11h.

Pessoas com 27 anos ou mais: Sport Club JF e Círculo Militar, de 8h às 16h; e 7 UBSs de referência, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Pessoas que devem receber a segunda dose de Coronavac:
Sport Club JF e Círculo Militar, das 8h às 16h, em ambos os locais; em 7 UBSs de referência, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Pessoas que devem receber a segunda dose de AstraZeneca:
Círculo Militar, das 8h às 16h; Sport Club JF, de 8h às 16h; e 7 UBSs de referência, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Grávidas e puérperas que receberam a 1ª dose da AstraZeneca e devem receber a segunda dose da Pfizer:
Círculo Militar, das 8h às 16h

Endereços dos locais de vacinação

– Círculo Militar: Avenida Barão do Rio Branco 3.146
– Departamento de Saúde do Idoso: Rua Batista de Oliveira 943, Granbery
– Sport Club Juiz de Fora: Avenida Barão do Rio Branco 1.303, Centro

Sete UBSs de referência

– UBS Bairro de Lourdes: Rua Inácio Gama 813.
– UBS Benfica: Rua Guararapes 106.
– UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida 775.
– UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz 72.
– UBS Santa Luzia: Rua Torreões s/nº.
– UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer 1.433.
– UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares 1.910.

38 UBSs que vacinam contra a gripe em dois turnos, das 8h às 11h e das 13h às 16h:

UBS Alto Grajaú: Rua Doutor Leonel Jaguaribe, 178.
UBS Bairro Industrial: Rua João Gualberto,110.
UBS Barreira do Triunfo: Avenida Juscelino Kubitscheck, s/nº.
UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage, 229.
UBS Cidade do Sol: Rua Gustavo Capanema, 70.
UBS Dom Bosco: Rua João Manata, 93.
UBS Esplanada: Rua Bias Fortes, 74.
UBS Filgueiras: Rua Orlando Riani, 2.200.
UBS Furtado de Menezes: Rua Furtado de Menezes, 19 A.
UBS Grama: Praça Áureo Carneiro s/n.
UBS Granjas Bethânia: Rua Nove de Julho, 294.
UBS Ipiranga: Rua Etiene Loures, 85.
UBS Jardim da Lua: Rua Natalino José de Paula, 314.
UBS Jardim Esperança: Rua Padre João Micheleto, 35.
UBS Jardim Natal: Rua Tenente Lucas Drumond, 370.
UBS Joquei Clube I: Rua Antonio Armando Pereira, 140.
UBS Joquei Clube II: Rua Antônio Guimarães Peralva, 130.
UBS Linhares: Rua Ministro Odilon Braga, s/nº.
UBS Marumbi: Rua Barão do Retiro, 1.462.
UBS Milho Branco, Rua Nicolau Schuery, s/nº.
UBS Monte Castelo: Rua Doutor Oswaldo Mascarenhas, s/nº.
UBS Nova Era: Rua Guimarães Júnior, 850.
UBS Parque Guarani: Rua Sofia Rafael Zacarias, 685.
UBS Progresso: Rua Jorge Knopp, 119.
UBS Retiro Rua: Sebastião Cardoso, 41.
UBS Santa Cecília: Rua Gabriel Rodrigues, 900.
UBS Santa Cruz: Rua Doutor Antônio Mourão Guimarães, 245.
UBS Santa Efigênia: Rua José Ferreira, 13.
UBS Santa Rita: Rua José Vicente, 390.
UBS Santo Antônio: Rua Pedro Trogo, 285.
UBS Santos Dumont: Rua Álvaro José Rodrigues, 25.
UBS São Judas Tadeu: Rua Ernesto Pancini, 446;UBS São Sebastião, Rua Jorge Raimundo, 209.
UBS Teixeiras: Rua Custódio Furtado de Souza, 131.
UBS Vale dos Bandeirantes: Rua Laurindo Nocelli 100.
UBS Vale Verde: Rua Marciano Pinto, 685.
UBS Vila Esperança: Rua Nova, 30.
UBS Vila Olavo Costa: Rua Jacinto Marcelino, 16.

Tópicos: coronavírus / vacina

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia