Governo de Minas suspende aulas e prorroga ponto facultativo nesta segunda
Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus suspende consultas e exames já marcados e mantém apenas emergência nesta segunda-feira, dia em que os ônibus coletivos de JF vão circular com horários de domingo
Juiz de Fora segue sentindo os impactos diretos da greve dos caminhoneiros. Neste domingo (27), dia em que a manifestação entrou no sétimo dia, instituições públicas e privadas anunciaram novas medidas de restrição em alguns serviços. O Governo estadual informou, por meio da Secretaria de Educação, que as aulas da rede pública de Minas estão suspensas nesta segunda-feira (28). A Prefeitura de Juiz de Fora já havia decidido o mesmo quanto às aulas nas escolas da rede municipal.
Em comunicado divulgado no final da manhã deste domingo, o governador Fernando Pimentel (PT) informou ainda que prorrogou o ponto facultativo nas repartições públicas estaduais nesta segunda-feira. “Ficam ressalvados os serviços de natureza médico-hospitalar, de segurança pública, os das Unidades de Atendimento Integrado – UAI, no âmbito da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, os da Fundação TV Minas Cultural e Educativa, considerados imprescindíveis a critério das autoridades competentes.”
Pimentel convocou nova reunião do Gabinete de Crise para as 14h30 desta segunda, quando o cenário voltará a ser discutido. Confira como fica a situação em outras instituições de ensino:
UFJF
As aulas na UFJF estão suspensas até segunda, quando o Conselho Superior irá avaliar novos encaminhamentos. Os serviços administrativos essenciais estão mantidos. O RU irá funcionar com o cardápio adaptado nos últimos dias: dois pães com presunto e mussarela no almoço e jantar dos estudantes, além de buffet de salada, proteína de soja, um alimento oleaginoso, além das opções de suco e fruta.
Estácio de Sá
A Direção do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em virtude da manutenção da greve dos caminhoneiros, suspenderá as aulas da segunda-feira. Se a situação se normalizar, terça-feira terá aula normalmente, do contrário, não.
CES
O Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) comunica que, em virtude da atual situação do país, as atividades acadêmicas estão suspensas nesta segunda-feira. “Por gentileza, fiquem atentos ao site e redes sociais do CES/JF, pois qualquer alteração na programação será comunicada por estes meios.”
Unipac
A Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac-JF) e o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), instituição responsável pela organização e execução do Processo Seletivo do Vestibular para Medicina 2º/2018, informa que fica alterada a realização das provas do dia 26 de maio de 2018 para o dia 16 e junho de 2018 no mesmo horário (13h30). “Caso o candidato não tenha mais interesse ou não tenha disponibilidade em realizar sua prova na nova data, deverá encaminhar e-mail para [email protected] até o dia 01 de junho de 2018, solicitando restituição do valor pago como taxa de inscrição.”
Suprema
A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (Suprema) suspendeu as atividades acadêmicas nesta segunda. “Pedimos que fiquem atentos aos e-mails pessoais e canais oficiais (redes sociais e site) da Suprema, pois qualquer alteração na programação será comunicada através destes meios.”
IF Sudeste
O IF Sudeste MG comunica o ponto facultativo na Reitoria, segunda-feira. “Os servidores e demais colaboradores que não conseguirem se deslocar deverão permanecer em regime de teletrabalho, acessando sistemas, e-mail institucional e demais ferramentas eletrônicas, comprometidos com o acompanhamento das demandas remotamente. Aos que puderem comparecer, as instalações da Reitoria funcionarão normalmente. As atividades dos dias seguintes estão, a princípio, mantidas. Aguardaremos o desenrolar da greve dos caminhoneiros pelo país, comunicando todas as decisões em nosso portal na internet e redes sociais, esforçando-nos para minimizar os transtornos. O comunicado se estende também aos campi, sob supervisão de seus respectivos diretores.”
Colégio Equipe
No Colégio Equipe, a informação repassada aos alunos é de que as aulas seguem nesta segunda-feira. “Contudo, conscientes da possível ausência de alguns alunos, as atividades avaliativas serão suspensas e remarcadas pela coordenação de cada segmento”, destaca postagem feita no Facebook da instituição no início da tarde deste domingo.
Colégio Academia
No Colégio Academia, as aulas também serão mantidas nesta segunda. Avaliações (recuperação, trabalhos, dentre outros), no entanto, estão canceladas e serão reagendadas. A instituição garante que alunos que não conseguirem chegar ao colégio, devido a falta de combustível, à redução do transporte coletivo e em decorrência da falta de vans, não serão prejudicados
Apogeu
Já na Rede de Ensino Apogeu, o aviso é de que as aulas estarão suspensas até a quarta-feira (30). Em função do feriadão de Corpus Christi, o colégio seguirá fechado também entre os dias 31 e 3 de junho.
Sesi e SENAI
Outro comunicado foi feito pelo Sistema FIEMG, que cancelou as aulas nas unidades do SESI e do SENAI nesta segunda-feira (28), em todos os turnos.
Colégio Santa Catarina
Pelas redes sociais, o Colégio Santa Catarina também suspendeu as atividades nesta segunda-feira (28). “Provas, avaliações e a coroação de Nossa Senhora marcadas para o dia serão remarcadas”, informa o texto. A princípio, as atividades só serão interrompidas na segunda.
Vianna Júnior
Para esta segunda, as aulas das faculdades integradas e do colégio Vianna Júnior também estão suspensas.
Transporte
Os ônibus urbanos de Juiz de Fora vão circular, nesta segunda, com os horários de domingo, ou seja, o serviço será reduzido. O Cinturb, consórcio de empresas que atuam na exploração do serviço na cidade, informou que o objetivo de aumentar a restrição é economizar combustível para atender minimamente aos usuários, enquanto ainda for possível. Para evitar surpresa, os usuários podem se orientar pelos aplicativos CittaMob ou BusãoJF ou ainda fazer buscas por linhas no site www.astransp.com.br.
Quem for viajar para outros municípios e estados deve conferir a situação diretamente com as empresas de ônibus interestaduais e intermunicipais, conforme orientação da administração do Terminal Rodoviário Miguel Mansur. Útil, Viação Cometa, Empresa Unida e Viação Kaissara, responsáveis pelas principais rotas feitas a partir de Juiz de Fora, emitiram comunicados informando a possibilidade de alteração, redução e até mesmo o cancelamento de horários. Os contatos com a Útil devem ser feitos por meio dos guichês na rodoviária ou nos pontos de embarque. A Viação Cometa mantém as informações atualizadas no site www.viacaocometa.com.br. Já a Empresa Unida colocou o telefone (32) 2101-7200 à disposição dos consumidores. A Viação Kaissara divulgou o canal de atendimento por meio do telefone 0800 723 2121.
Saúde
O Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus informou, neste domingo, que, devido à paralisação dos caminhoneiros, estão cancelados, em caráter temporário, todos os procedimentos cirúrgicos e de diagnóstico de natureza eletiva já agendados, além das consultas marcadas. Serão mantidas somente as cirurgias de urgência e atendimentos obstétricos de emergência. O hospital informou ainda que retomará o agendamento em data a ser divulgada após a normalização do abastecimento em nível nacional. “Pela segurança dos pacientes, contamos com a compreensão de todos”, encerra o comunicado publicado no site da entidade, neste domingo. Até este sábado, a informação da Maternidade era a de que consultas e exames previamente marcados seriam mantidos. Agora, porém, houve mais restrições no atendimento.
A Santa Casa e o HU/UFJF suspenderam as cirurgias eletivas por tempo indeterminado, mas vão manter o atendimento de urgência e emergência e de consultas e exames previamente marcados. O HU suspendeu, também, novas internações, mas informou que o serviço de hemodiálise está funcionando normalmente.
A Ascomcer também vai funcionar normalmente, mas, conforme informações da assessoria de comunicação, há preocupação com relação a pacientes moradores de cidades vizinhas, que podem não conseguir chegar a JF por conta da falta de combustíveis. Foram suspensos somente recolhimento de doações e transporte de pacientes para as casas de apoio. O estoque atual de medicamentos e materiais é suficiente para o início da próxima semana, mas, caso a greve persista, existe o receio de que a paralisação impacte os servidos da entidade.
O Hemocentro de JF informou que a distribuição de sangue para a realização de cirurgias eletivas foi retomada na sexta-feira (25). O serviço tinha sido suspenso na quarta em decorrência da falta de estoque.
Supermercados
Os supermercados Bahamas e Bretas limitaram, por tempo indeterminado, a compra de determinados produtos nas unidades das redes. O racionamento tem como justificativa a necessidade de atender o maior número de pessoas com produtos mais procurados.