Direito da UFJF é segunda no país que mais aprova na OAB
O curso de direito da UFJF é o segundo do país que mais aprova no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ficando atrás somente da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Na última pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a instituição aprovou 76% dos 221 inscritos nos últimos exames. Já a UFV teve 77% dos 112 alunos inscritos aprovados.
A diretora da faculdade, Aline Araújo Passos, acredita que a formação jurídica mais crítica tem sido o diferencial da instituição, que vem apresentando bons resultados há alguns anos. Em 2013, dos 78 inscritos, 58 foram aprovados, o que corresponde a 74,36% de aprovação. No Exame de 2012, dos 102 alunos do curso que se inscreveram 88 foram aprovados, o que corresponde a um percentual de aprovação de 86,27%, ocupando a primeira colocação no processo seletivo.
No Brasil existem 1.210 cursos de Direito. A OAB avalia 790. Destes, somente 7% têm o selo OAB Recomenda, que foi concedido à UFJF. A pesquisa da FGV também analisou o perfil socioeconômico dos candidatos e dos aprovados, o panorama do mercado de trabalho, o panorama do ensino superior em Direito e a educação superior no Brasil.