Ouça agora

Usuários enfrentam falta de insumos e medicamentos


Por Tribuna

26/10/2013 às 07h00

Usuários do SUS continuam reclamando da falta de medicamentos e insumos na rede pública de saúde. O funcionário público Fernando Henriques Rozini, 48 anos, conta que seu filho, 21, depende do uso regular da insulina glargina (de longa duração) para o controle do diabetes. No entanto, desde março, mesmo com mandado judicial, ele vem enfrentando problemas com a entrega do remédio. Eu busco o medicamento desde 2007 e nunca havia tido problemas. Neste ano, a falta tem sido constante. É obrigação do Poder Público fornecer a insulina. Ele conta que teria que desembolsar cerca de R$ 200 para a compra do medicamento e afirma que não tem condições financeiras.

A assessoria da Secretaria de Saúde informou que já foi realizado o processo de compra emergencial do medicamento e, até novembro, a entrega deve estar regularizada para quem tem mandado judicial. Ainda segundo a assessoria, nas unidades de atenção primária à saúde (Uaps), existe medicamento em estoque.

Embora a insulina esteja disponível nas Uaps, em algumas unidades, a reclamação dos usuários é sobre a falta de seringas. Uma leitora, cuja mãe faz uso regular de insulina glargina e de NPH três vezes ao dia, contou que, há mais de 30 dias, não há seringas na Uaps do Jardim da Lua, região Sudeste. Estamos tendo que reutilizá-las.

Conforme a Secretaria de Saúde, houve problemas nas compras de insumos, com atraso na entrega pelo fornecedor. No entanto, a informação é de que o estoque foi regularizado e as seringas já começaram a ser distribuídas pelas Uaps. A previsão é que, até semana que vem, todas as unidades estejam abastecidas.