Ouça agora

Debate sobre ciência e espiritualidade na UFJF


Por Tribuna

26/09/2012 às 18h33

O professor de história da ciência e medicina Ronald L. Numbers, da Universidade de Wisconsin-Madison nos Estados Unidos, ministra palestra nesta quinta-feira (27) no III Ciclo de Conferências Internacionais em Ciência e Espiritualidade da UFJF. A obra Galileo goes to jail and other myths about science and religion (Galileu vai para a cadeia e outros mitos sobre ciência e religião em tradução livre), de 2009, será a base da palestra, que terá início às 19h30, no anfiteatro do novo ICH. No dia 8 de outubro, também às 19h30, o físico e teólogo Andrew Pinsent, diretor de pesquisas do Centro Ian Ramsey para Ciência e Religião da University of Oxford, dá continuidade ao evento com a conferência Deus, filosofia e ciência. Além das exposições, o evento traz workshops. A semana é organizada pelo Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes) do Programa de Pós-Graduação em Saúde.

Segundo o diretor do Nupes, o psiquiatra Alexander Moreira, um dos objetivos é convidar, a cada ano, pesquisadores de grande projeção, para trazer à cidade assuntos acadêmicos debatidos internacionalmente. Hoje se fala muito de universalização. Qual a discussão mais avançada que existe no mundo hoje? Os alunos e pesquisadores devem estar interados. Outro objetivo é a possibilidade de parcerias e trocas de experiências entre os participantes dos eventos. A universidade tem se destacado nesse meio da ciência e religião. A UFJF é a segunda em quantidade de trabalhos que serão apresentados no VII Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião, destaca o professor.

Ciência e religião

A palestra de Numbers irá abordar o tema de sua obra. Conforme Moreira, o pesquisador irá debater mitos que, tradicionalmente, são ensinados como verdadeiros na época da escola, como a história da prisão do astrônomo Galileu Galilei por ter defendido o heliocentrismo na Idade Média. Na exposição de Andrew Pinsent, o diretor do Nupes ressalta a própria vivência do pesquisador como um dos pontos mais atraentes. Ele é um físico de extrema importância que trabalhou no Cern (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear). Tem uma visão diversificada sobre a ciência e religião. Sua palestra deve ser em português, já que o pesquisador já morou no Brasil.