Novos radares emitiram mais de 4 mil infrações de trânsito em 11 dias

Prefeitura afirma que houve redução de 16% no número de acidentes e de 15% no número de vítimas no trânsito


Por Mariana Floriano, sob supervisão da editora Rafaela Carvalho

26/06/2022 às 10h04

Em um período de 11 dias – do dia 20 a 31 de maio – os novos radares instalados pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) já registraram 4.300 infrações de trânsito. O excesso de velocidade foi a infração mais cometida, com 2.843 veículos autuados. De acordo com a PJF, com o monitoramento eletrônico, foi constatada uma redução de 16% no número de acidentes pela Polícia Militar e uma diminuição de 15% na quantidade de vítimas que deram entrada no Hospital de Pronto Socorro Dr. Mozart Teixeira (HPS) após ocorrências relacionadas ao trânsito.

Sobre as autuações originadas pelo sistema de monitoramento eletrônico, verificou-se que, desde o início da operação, no mês de maio, 567 veículos avançaram o sinal, 810 veículos transitaram na faixa exclusiva de ônibus urbano e táxi e 80 veículos pararam sobre faixa de pedestres. Em nota, a PJF afirmou que por ser um novo sistema, ainda em ajustes, e processado por duas empresas distintas, os dados referentes às autuações da fiscalização eletrônica não estão disponíveis em tempo real.

54 pontos de fiscalização foram implantados com os novos radares

Os novos radares entraram em funcionamento no dia 16 de maio. Com os equipamentos, a cidade passou a ter 54 pontos de fiscalização eletrônica, nos locais em que há maior incidência de acidentes, de acordo com a Administração municipal. Os aparelhos atuam registrando o excesso de velocidade nas vias, a parada em faixa de pedestre, o avanço de semáforos e a circulação em faixa exclusiva de ônibus urbano, táxi ou outros locais com restrições.

De janeiro a abril, Juiz de Fora já registrou 24.623 infrações de trânsito. O dado é do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) e diz respeito a todas as infrações lavradas no município, tanto em vias que cortam a cidade, quanto em rodovias estaduais e federais. Na época, os radares da PJF ainda não estavam em funcionamento, portanto, o número de infrações cometidas pode ter sido muito maior.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.