Ouça agora

27 multas diárias por uso de celular nas ruas


Por Pablo Cordeiro (colaboração de Eduardo Valente)

26/06/2012 às 07h00

Quatro mil e quinhentas multas de trânsito pelo uso do celular ao volante foram aplicadas em 2012 em Juiz de Fora pela Polícia Militar e pela Settra, no período de janeiro a 15 de junho. A estatística representa uma média de 27 infrações diárias e, segundo o comandante do Pelotão de Trânsito da PM, tenente Jean Amaral, é a primeira vez que a notificação é a mais recorrente nas ruas da cidade. O policial alerta os condutores contra o uso do telefone móvel também para o envio de mensagens. Segundo ele, o nível de dispersão de quem usa o aparelho iguala-se ao mesmo de um condutor embriagado. O abuso foi um dos temas abordados ontem no "Ciclo de Debates Siga Vivo", realizado no auditório da AABB, por iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Outro dado apresentado pelo militar foi o número de inabilitados flagrados nas blitze, principalmente de motociclistas. Esta seria a segunda causa de multas no município. No entanto, o total de casos não foi divulgado no evento. "Em todas as blitze que realizamos, quatro ou cinco condutores de moto não possuem CNH." Outra informação levada para o debate diz respeito às ocorrências de acidentes na Avenida Rio Branco, o principal corredor de tráfego da cidade. Este ano, até 15 de junho, foram 331 acidentes na via. No mesmo período do ano anterior, foram 330. Mesmo com a estabilidade, o comandante do Pelotão de Trânsito ressalta a necessidade de uma maior atenção dos pedestres, principalmente na área central. "A maior causa de atropelamentos no Centro é a falta de atenção dos pedestres. Já nos bairros, a causa muda para o excesso de velocidade dos condutores." Em 2011, 7.600 acidentes foram registrados na cidade, 1.200 a mais do que em 2009. Cerca de 35% da estatística referem-se a acidentes com vítimas, segundo informa a assessoria da Settra. Nesses três anos, a frota cresceu em média 10% ao ano, enquanto o percentual anual de aumento da população foi de 1%. "A cada ano, o número de acidentes aumenta em 5% em toda cidade", ilustra o tenente Jean Amaral.

O tenente aponta as principais causas do acidente em todo o município: excesso de velocidade, falta de atenção – o que também inclui uso de celular e dispersão – e precariedade das vias. Como possíveis soluções para evitar o aumento da estatística, o policial aponta a conscientização por meio da educação e a fiscalização efetiva.

O comandante do 1º pelotão de Policiamento Rodoviário da 4ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário (CiaIndMat), tenente José Lourenço Pereira Júnior, endossa o discurso da prevenção, ressaltando a importância do trabalho realizado nas escolas e nas prefeituras de cidades vizinhas. "Hoje, praticamente toda viatura que atua nas estradas possui um etilômetro. Os acidentes estão reduzindo, mas nossa meta é zero. Tanto o condutor quanto o pedestre têm espaço, direitos e obrigações."

O deputado Wilson Batista (PSD) participou do encontro e avaliou a participação como produtiva. "Ações como esta servem para ouvirmos a sociedade sobre a gravidade da violência no trânsito em nosso país. O Brasil gasta mais de R$ 30 bilhões por ano só com atendimento a vítimas de acidentes automobilísticos, e isso representa de 30% a 40% do orçamento destinado à saúde. Discussões como a de hoje (ontem) nos ajudam a pensar em alternativas para diminuir estes índices." Entre as propostas mencionadas pelo legislador, está a intensificação de trabalhos educativos sobre imprudência no volante. "No fim deste ciclo de debates que passará por todas as regiões do estado, pensaremos em mudanças na lei. Precisamos aumentar o rigor para evitar um crescimento ainda maior no registro de ocorrências."

O evento da Assembleia Legislativa já foi realizado em outras seis cidades do Estado. As sugestões elaboradas nos encontros regionais serão apresentadas na plenária final em Belo Horizonte. Para chamar atenção da população para a violência no trânsito, durante o evento, veículos que já se envolveram em acidentes automobilísticos foram expostos no Bairro Cascatinha, na região Sul.