Policial reformado e cunhado são baleados ao tentar impedir furto
Atualizada às 19h55
Um policial militar reformado, de 61 anos, e seu cunhado, 62, foram alvos de tentativa de homicídio, na madrugada desta sexta-feira (26), no Bairro de Lourdes, na Zona Sudeste. Ambos foram baleados quando tentavam impedir um furto no terreno de propriedade do homem mais velho, que é autônomo. Quando os policiais militares chegaram ao endereço, na Rua Henrique de Novais, encontram as vítimas com ferimentos de arma de fogo.
O policial reformado disse à PM que, por volta de 4h30, seu cunhado percebeu que um intruso havia entrado em seu terreno, depois de arrombar o portão. O invasor foi flagrado separando materiais com o objetivo de furtá-los. O dono do terreno acionou o militar aposentado, que, de posse de uma arma de fogo particular, foi até o local e abordou o suspeito no interior de um cômodo existente na área.
Ainda conforme o documento policial, suspeito e militar entraram em luta corporal. Em dado momento, o invasor desferiu uma mordida na mão esquerda do ex-policial e conseguiu arrancar dele sua arma de fogo, um revólver calibre 38. O intruso, primeiro, fez um disparo contra o proprietário do terreno, que tentava ajudar a contê-lo. Ele foi atingido na perna direita. O militar da reforma tentou tomar sua arma de volta, mas o suspeito disparou pela segunda vez, vindo a atingi-lo na perna esquerda.
Uma testemunha, 41, que passava pelo local no momento e escutou gritos de socorro de dentro do terreno, ajudou as duas vítimas a imobilizar o suspeito, um homem de 27 anos, até a chegada da Polícia Militar. Os feridos foram conduzidos para o Hospital de Pronto Socorro (HPS). Segundo a PM, o policial aposentado foi encaminhado para cirurgia. O cunhado dele teve uma artéria atingida, sendo também encaminhado para o centro cirúrgico, onde ficou aguardando avaliação de um angiologista.
O suspeito sofreu escoriações e foi medicado. Ele recebeu ordem de prisão, sendo conduzido para a delegacia de Polícia Civil, em Santa Terezinha. A PM ainda apreendeu no local do crime uma barra de ferro, uma serra, cartucho intacto de arma de fogo, cartuchos deflagrados e um revólver.
O policial da reforma foi transferido do HPS para o Hospital Monte Sinal. O estado de saúde dele não era considerado grave. O cunhado dele permaneceu internado no HPS, onde passou por cirurgia e estava lúcido e orientado.