Cerveja, turismo e festa para o aniversário da cidade
Diz a sabedoria popular que “o melhor da festa é esperar por ela”. No que diz respeito ao aniversário de 167 anos da cidade, o juiz-forano tem motivos de sobra para se esbaldar no fim de semana que antecede a data, dia 31 de maio. E mais do que isso, tem razões para celebrar o amplo crescimento e consolidação de um setor culturalmente relacionado a tudo que é festivo, o cervejeiro. A partir desta sexta-feira (28), e durante todo o fim de semana (sábado e domingo), o evento “Um brinde a JF” será marco de duas importantes conquistas para o município: o reconhecimento do arranjo produtivo local (APL) das Cervejarias de Juiz de Fora e Zona da Mata pelo Governo de Minas e a abertura do Morro do Imperador (do Cristo) a propostas de ocupação. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) com a Associação Brasileira de Bares de Restaurantes Regional Zona da Mata (Abrasel ZM) e do Grupo de Desenvolvimento e Inovação da Mata Mineira (GDI Mata) e da União Cervejeira da Zona da Mata (UniCerva ZM).
O evento começa às 15h desta sexta, quando o prefeito Bruno Siqueira e o titular da Secretaria Extraordinária de Estado de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), Wadson Ribeiro, assinarão a certificação do APL das cervejarias da região. O secretário de Estado de Turismo (Setur), Ricardo Faria, também participa do ato, que para o titular da Sedettur, João de Mattos, representa a legitimação da importância da atividade econômica relacionada às cervejarias de Juiz de Fora e região, que passará a integrar a política pública do Governo do estado de incentivo à cadeia produtiva da cerveja. Depois da solenidade, às 16h, proprietários de cervejarias se encontrarão com donos de bares, restaurantes, hotéis e outros meios de hospedagem para troca de conhecimento dos produtos oferecidos pelas cervejarias, novas formas de produção, aquisição e utilização de marcas. Para a presidente da Abrasel ZM Carla Pires, este encontro é uma oportunidade muito importante para que todos estes setores se impulsionem mutuamente.
Morro do Cristo poderá receber propostas de ocupação
A partir das 17h de sexta-feira, começa a festa cervejeira que tomará o Morro do Imperador durante todo o fim de semana, integrando o Corredor Cultural da Funalfa e trazendo também programação cultural e gastronômica. Segundo o secretário João de Mattos, a ocupação do complexo Morro do Imperador (que inclui o edifício da TV Industrial, mirante, restaurante e todo o seu entorno) com um evento que une desenvolvimento econômico, gastronomia e cultura também é uma conquista importante para a cidade. “Agora que este espaço voltou a ser de responsabilidade da Prefeitura, nosso trabalho é para que ele seja ocupado por eventos deste tipo, envolvendo secretarias que possam promover atividades abertas ao público”, diz ele, acrescentando que a Sedettur está trabalhando para revitalizar o lugar, além de ter equipes trabalhando para resgatar a história de um dos pontos turísticos mais lembrados e queridos de Juiz de Fora.
Sob a administração da Sedettur, o local passará a receber propostas para ocupação. “Estamos abrindo discussões para que isso aconteça e queremos eventos como este, que mobilizem vários setores da economia e do poder público, que movimentem a cidade culturalmente e que sejam interessantes para a população”, observa João. A partir de junho, os interessados em utilizar o complexo poderão submeter seus projetos à avaliação do Departamento de Incentivo ao Turismo da Sedettur. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3690-7122 e e-mail [email protected].
Feira prossegue no sábado e domingo
A feira cervejeira, com vários rótulos locais começa às 14h, no sábado. Às 15h, a programação cultural tem dança alemã, com o grupo Schmetterling Germanische Volkstanzgruppe. A partir das 18h, quem põe som na caixa é o músico Tiago Sarmento, tocando folk e clássicos do rock. No domingo, a programação começa ao meio-dia, com a música eletrônica do Coletivo Essence. Às 18h, tem samba e MPB com Thiago Miranda e o festerê acaba às 20h.
O evento contemplará a produção de cervejarias da região e do país, com a participação de Antuérpia, Arcana, Arthórius, Barbante, Brauhaus, Grizas, Leopoldina (RS), Mr. Tugas, Profana, Rota 040 e São Bartolomeu. Ao todo, serão dezenas de variedades de cervejas artesanais, para os mais diferentes paladares. Uma novidade no cenário é a participação da Cervejaria Escola Mirante, espaço que fica na BR-040 e ainda não foi inaugurado. No evento, a Mirante apresentará seus métodos de ensino e seus outros formatos de atuação, já que possui também cervejaria própria, com produção cigana (que produz para outras marcas) e um brew pub.
Voltando à sabedoria popular, como começamos, é fato conhecido que “saco vazio não para em pé”, por isso “Um brinde a JF” também terá um cardápio especial, inspirado em comidinhas de happy hour. Inspirado em sua especialidade, as tapas espanholas, o Barneloneta preparou um menu com croquete de jamón serrano e de shitake, batatas bravas, bolinho de bacalhau, a “bomba Barceloneta” (bolinho de batata com carne e molho picante) e para quem não abre mão de um rango mais caprichado, tem sanduíche de pernil cozido na cerveja preta.
“Usamos itens do nosso cardápio que harmonizam com as diferentes cervejas e sejam práticos de preparar e comer num ambiente de feira”, diz o chef Renato Marques, proprietário do Barceloneta. Ah! Se bater vontade de uma sobremesa, tem churros com doce de leite!
Mergulhando nas raízes mineiro-alemãs, o chef Caíque Fonseca, da Das Haus Comedoria, trará salsichões, croquetes artesanais, espetinhos de frango e boi e pirulito de bacon. “Os salsichões harmonizam bem com as cervejas Red Ale; já o pirulito de bacon, que é caramelizado com mascavo, combina com as Stouts; o croquete e tão popular quanto a cerveja pilsen, os dois vão bem juntos”, sugere Caíque.
Carona de kombi
No sábado e no domingo, a cervejaria São Bartolomeu e a Grizas disponibilizarão transfer gratuito, saindo da Grizas (Estrada Engenheiro Gentil Forn 1.690, São Pedro), a partir do horário de início do evento, e retornando ao mesmo ponto. A estrada de acesso ao Morro do Imperador no sentido Centro estará interditada para estacionamento no sábado, a partir das 14h, e no domingo, a partir do meio-dia. O ônibus que faz o trajeto ao ponto turístico aos domingos também terá o ponto de embarque do transfer como final. Segundo a Settra, agentes de trânsito estarão no local para orientar a população.