Secretaria de Saúde é notificada de caso suspeito de morte por meningite
Criança de 10 anos faleceu na noite de quinta-feira, após ficar internada por cerca de uma semana na Santa Casa
Uma criança de 10 anos morreu na noite desta quinta-feira (25) com suspeita de meningite bacteriana. Conforme informações da Secretaria de Saúde, ainda não se sabe qual bactéria causou a doença. A menina, estudante do Instituto Estadual de Educação, apresentou sintomas da doença na semana passada e foi encaminhada ao hospital.
O Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde foi notificado e retirou o líquor – líquido da espinha – necessário para realização do exame na última terça-feira (23). O material foi encaminhado e ainda está sendo analisado na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. O resultado deve sair em 10 dias.
Ainda segundo a pasta, seguindo protocolo do Ministério da Saúde, bem como por medidas de segurança, profissionais da pasta realizaram quimioprofilaxia nos colegas de sala da criança, na professora e em seus pais. O procedimento de administração de antibiótico, conforme reforçou a secretaria, foi uma precaução, já que ainda não se sabe qual bactéria pode ter causado a doença. A quimioprofilaxia, de acordo com a pasta, é indicada para casos de meningites bacterianas causadas por Neisseria meningitidis (Meningococo) ou por Haemophilus influenzae.
O óbito é o primeiro com suspeita da doença registrado em Juiz de Fora.
A Tribuna procurou a Santa Casa que confirmou o óbito, acrescentando que aguarda resultado de exame para confirmação da meningite.