Dois hospitais de JF aparecem em lista de melhores do mundo; veja quais são
Ranking The World’s Best Hospitals 2024 inclui dados de 2.400 hospitais em 30 países
O Hospital Monte Sinai e a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora estão presentes no ranking The World’s Best Hospitals 2024, pesquisa internacional voltada para o ramo de hospitais realizada pela plataforma global de dados Statista em parceria com revista americana Newsweek. No total, em Minas, são 14 hospitais incluídos na lista, sendo oito instituições de Belo Horizonte, uma de Passos e outras em Ipatinga, Poço de Caldas e Montes Claros (veja no fim do texto). A lista contemplou 115 instituições brasileiras, além de incluir dados de 2.400 hospitais em 30 países.
Segundo a Newsweek, a pontuação de cada hospital é baseada em uma pesquisa on-line com mais de 85 mil especialistas médicos e em dados públicos de pesquisas de pacientes pós-hospitalização sobre sua satisfação geral. Além disso, também são consideradas métricas sobre higiene e proporção paciente/médico, bem como uma pesquisa Statista sobre se os hospitais usam medidas de resultados relatados pelos pacientes (PROMs), que são questionários padronizados preenchidos pelos pacientes para avaliar sua experiência e resultados no hospital.
Em nota, a assessoria do Hospital Monte Sinai destacou o trabalho da instituição para se destacar nesta lista exclusiva, uma vez que, no Brasil, são mais de seis mil instituições hospitalares.“Somos gratos ao nosso corpo clínico e funcional pelo trabalho de excelência e dedicação incansável, pois é isso que resulta no crescimento e valor que nos distingue. Nosso muito obrigado também aos pacientes pela confiança sem a qual não teríamos tal reconhecimento”, ressalta a instituição, por meio do texto.
A Tribuna entrou em contato com a assessoria de comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, que retornou nesta quinta-feira. Confira a nota completa abaixo:
“A conquista da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora – MG em manter-se no Ranking dos Melhores Hospitais do Mundo pela quarta vez consecutiva é de suma importância para a instituição e para a comunidade que ela serve. Essa conquista não apenas reconhece nosso compromisso a excelência na prestação de serviços de saúde, mas também valida a confiança que os pacientes depositam em nossa equipe e instalações.
Estar entre os melhores hospitais do mundo é um testemunho do nosso constante empenho em fornecer cuidados de saúde de alta qualidade, acessíveis e inovadores. Isso não seria possível sem o trabalho árduo e dedicado dos colaboradores assisntenciais, administrativos, terceirizados e fornecedores da Santa Casa. Desde os médicos e enfermeiros até os profissionais de limpeza, manutenção. Cada membro desempenha um papel crucial na conservação dos altos padrões de atendimento e na busca contínua pela excelência.
Além disso, essa conquista nos posiciona como líderes regionais e nacionais no campo da medicina, atraindo não apenas pacientes locais, mas também aqueles que buscam tratamento de alta qualidade em todo o país. Isso contribui não apenas para a reputação do nosso Hospital e operadora de saúde (Plasc), mas também para o desenvolvimento econômico e social de Juiz de Fora e região, ao atrair investimentos e talentos para a área da saúde.
O processo de classificação, conduzido pela revista americana Newsweek em parceria com o Statista, é meticuloso e abrangente, levando em consideração uma série de métricas que refletem não apenas a excelência clínica, mas também a experiência geral do paciente. Estar entre os melhores hospitais do mundo não é apenas uma honra, mas também uma responsabilidade contínua de manter e melhorar nossos padrões de atendimento e serviços.
Por fim, essa conquista não apenas fortalece a reputação da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora – MG, mas também reafirma nosso compromisso com a comunidade, de continuar oferecendo cuidados de saúde excepcionais e acessíveis, alinhados com os mais altos padrões internacionais. Estamos profundamente gratos por essa honra e comprometidos em continuar a servir nossa comunidade com dedicação e excelência.”
Três melhores do país em SP
Os três hospitais mais bem avaliados do Brasil estão em São Paulo: Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio Libanês e Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Já o melhor do mundo, o Mayo Clinic, está localizado em Minnesota, nos Estados Unidos.
Veja quais foram os hospitais de Minas Gerais que aparecem no ranking, por ordem de classificação:
- Santa Casa de Misericórdia de Passos – Passos
- Hospital Mater Dei de Santo Agostinho – Belo Horizonte
- Hospital Madre Teresa – Belo Horizonte
- Instituto Biocor – Belo Horizonte
- Hospital Marcio Cunha – Ipatinga
- Hospital Felício Rocho – Belo Horizonte
- Hospital Vila da Serra – Belo Horizonte
- Hospital Santa Lúcia Hospital do Coração – Poços de Caldas
- Hospital Santa Casa Montes Claros – Montes Claros
- Hospital Monte Sinai – Juiz de Fora
- Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora – Juiz de Fora
- Hospital Unimed Unidade Contorno – Belo Horizonte
- Hospital Mater Dei Contorno – Belo Horizonte
- Hospital das Clínicas da UFMG – Belo Horizonte