Ouça agora

Alunos questionam Apoio Estudantil


Por TRIBUNA

26/03/2015 às 06h00

O Apoio Estudantil da UFJF vem sendo alvo de constantes críticas dos alunos da instituição. Após a divulgação dos resultados, no último dia 17, estudantes que não foram pré-selecionados questionam o não envio das justificativas contendo os motivos pelos quais as candidaturas foram indeferidas e a alteração de alguns resultados, no dia seguinte a divulgação oficial. Os estudantes se sentiram lesados e estão colhendo assinaturas em um documento contendo reivindicações relacionadas ao edital do Apoio Estudantil. O abaixo-assinado deve ser entregue hoje na Reitoria.

A estudante do curso de letras Marcelli Leal afirma que, após os enganos em relação aos resultados, os alunos estão questionando a credibilidade do processo seletivo. “Muita gente que não tinha sido pré-selecionado para apresentar os documentos apareceu como deferido no dia seguinte. Não entendemos essa mudança do resultado de um dia para outro.” Marcelli possuía Apoio Manutenção desde 2011. “Preenchi o questionário com os dados de sempre, pois não houve alteração na minha renda familiar. E mesmo assim, não fui aprovada. O método de seleção é muito arbitrário. Não há clareza nos critérios.”

A pró-reitora de Apoio Estudantil e Educação Inclusiva, Joana Machado, explicou que “houve uma falha no envio das mensagens, de maneira que alguns candidatos pré-selecionados receberam mensagem incorreta (de não pré-seleção). A falha foi detectada e corrigida pela equipe em torno de 24 horas”.

Outra estudante, aluna do curso de história, que preferiu ter o nome preservado, não conseguiu renovar seu Auxílio Moradia. Ela quer entrar com recurso, mas não sabe o que questionar, já que nenhuma justificativa lhe foi enviada. A jovem afirma precisar do apoio, já que se mantém sozinha na cidade, sem a ajuda dos pais. “Eu não sou de Juiz de Fora e me mantinha aqui com o dinheiro do apoio e com uma bolsa de treinamento profissional. Mas agora não sei como vou fazer para me sustentar. Para trabalhar, eu vou precisar pegar menos matérias e adiar minha formatura, que seria no final do ano.”

A pró-reitora informou que as justificativas aos candidatos não pré-selecionados serão disponibilizadas em breve, por meio do Siga. Ela ainda ressaltou que 77,14% dos 5.937 inscritos foram pré-selecionados. “A pré-seleção consiste em uma triagem inicial, com base exclusivamente nas informações prestadas no Formulário Socioeconômico, a partir de variáveis que possibilitam a atribuição de uma respectiva pontuação (índice socioeconômico) ao candidato. Tendo em vista o índice socioeconômico, foi gerado um ponto de corte, relacionado ao número total de candidatos do processo seletivo e ao número de bolsas e auxílios disponíveis”, explica Joana.