Escolas e Defesa Civil realizam novas ações contra dengue


Por Juliana Netto

26/02/2016 às 09h59- Atualizada 26/02/2016 às 12h37

Buscando a conscientização da população em ações de combate ao Aedes aegypti, novas mobilizações foram realizadas na manhã desta sexta-feira (26) em Juiz de Fora. Na Escola Municipal União da Betânia, no Bairro Granjas Betânia, Zona Nordeste de Juiz de Fora, cerca de 200 alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, participaram de uma passeata pelas principais ruas do bairro.

[Relaciondas_post] Munidas de cartazes, apitos, máscaras e até roupas que lembravam o mosquisto, durante cerca de uma hora e meia, as crianças recolheram lixo que estavam jogados pelas ruas, colaram cartazes em estabelecimentos comerciais e orientaram a população sobre as formas de combate ao vetor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. Agentes de saúde do posto médico do bairro, além de alguns moradores, também participaram da atividade. Durante a tarde, alunos do 6º ao 9º ano participarão de palestras e gincanas propostas pela Secretaria da Educação.

“A situação é bem grave, com alunos e pais com dengue. O objetivo é focar na questão da conscientização, voltada principalmente para o descarte correto do lixo. Começamos o trabalho na segunda-feira e vamos continuar desenvolvendo atividades neste sentido”, explicou a diretora do colégio, Fabiana de Paula Volpato Couto.

Também pela manhã, uma mobilização semelhante foi realizada na Escola Municipal Jovita de Montreuil Brandão, no Bairro Jardim Cachoeira, na Zona Norte. Conforme o diretor da instituição, Ricardo Barros Vieira, após atividades desenvolvidas em sala de aula durante a semana, como confecção de panfletos, cartazes e viseiras, os alunos circularam pelas ruas do bairro, despertando a atenção da população. Cerca de 200 alunos, entre o 2º período e o 5º ano do Ensino Fundamental, participaram das atividades. “O objetivo é acabar com os focos no bairro”, explica Ricardo. “As ações não se encerram hoje. Vamos seguir trabalhando com as crianças em sala, para que elas sigam atuando nos trabalhos de prevenção”.

Blitz educativa

Já no Santa Terezinha, uma blitz educativa foi realizada pela Defesa Civil nas duas margens do Rio Paraibuna, no cruzamento das avenidas Barbosa e Brasil, no Bairro Santa Terezinha, Zona Nordeste.

bliz-educativa-fernando-a
Agentes voluntários participaram da ação, distribuindo panfletos e orientando motoristas (Foto: Fernando Priamo)

Cerca de 20 agentes voluntários da secretaria participaram da iniciativa, entregando folhetos e orientando os motoristas. Desde a quarta-feira (24), a pasta passou a atuar conjuntamente no trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela, atendendo denúncias pelo 199.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.