Ouça agora

30 postes caem em 14 meses


Por Tribuna

25/02/2012 às 07h00

Batida derrubou quatro postes na última quinta (23)

Batida derrubou quatro postes na última quinta (23)

Desde janeiro do ano passado, 30 postes tiveram que ser substituídos pela Cemig na Avenida Deusdedit Salgado, após acidentes automobilísticos. Conforme a assessoria de imprensa da companhia, seis estruturas foram trocadas apenas na ocorrência da última quinta-feira, quando um carro perdeu o controle em uma curva e atingiu um dos postes. Das duas vítimas socorridas, apenas uma foi levada ao Hospital de Pronto Socorro (HPS), sendo medicada e liberada. Os casos de acidentes na via, recém-reformada, são constantes, e condutores que trafegam pela região questionam a qualidade dos postes.

Segundo a assessoria da Cemig, os equipamentos, feitos de concreto, seguem o padrão da companhia e atendem as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), além de serem os mesmos modelos usados em outras ruas do município. Sobre a queda das estruturas, a assessoria informou que os sete cabos que passam por eles são muito resistentes, e, em caso de acidente, os postes acabam puxando uns aos outros. A Cemig também aponta a velocidade dos carros no momento do impacto como um fator que facilita as ocorrências de quedas.

Conforme o engenheiro José Ricardo Daibert, especialista em mobilidade urbana, a obra da Avenida Deusdedit Salgado seguiu um projeto já existente e, por isso, não houve melhorias nas curvas acentuadas. "Os condutores que chegam da rodovia seguem naturalmente em velocidade elevada, e este é o grande problema. Acredito que a instalação de quebra-molas eletrônicos (que informa a velocidade do carro quando ele passa) seja uma boa solução para evitar os acidentes e, consequentemente, a queda dos postes."

De acordo com a assessoria da Secretaria de Obras, não existem intervenções programadas para a via. Já a Settra estuda a implantação de radares em toda a extensão da avenida. Um edital, que deve ser divulgado em março, prevê a instalação de dez equipamentos no município e, segundo a assessoria, alguns devem ficar na Deusdedit Salgado. No entanto, a decisão ainda depende de um estudo técnico, que está sendo realizado. No ano passado, foram instalados redutores de velocidade, em caráter experimental, nas duas faixas de circulação. No entanto, após análise, a secretaria teria constatado que "os radares serão mais eficientes".