Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

PJF remaneja profissionais para UBSs com afastamentos em função da Covid-19

Desfalque das equipes provocou agressões em UBSs de diferentes bairros da cidade


Por Renan Ribeiro

25/01/2022 às 19h36

Os afastamentos causados pela transmissão de Covid-19 entre as equipes de profissionais que trabalham em unidades básicas de saúde (UBSs) motivaram casos de agressão em, pelo menos, quatro postos nessa segunda-feira (25). Foram registrados casos nos Bairros Linhares, Monte Castelo, Vila Olavo Costa e Santo Antônio. Por conta da agressão, a UBS do Santo Antônio precisou ser fechada.
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora, por meio de nota, pontua que essa é uma situação que afeta não só a cidade, mas a todo o país. O aumento do número de casos, segundo a pasta, causa um impacto no atendimento. A secretaria lamentou as ocorrências. “Infelizmente, tivemos, nos últimos dias, situações de agressividade excessiva dos usuários contra os servidores da PJF, em diferentes unidades básicas de saúde.”

O conteúdo continua após o anúncio

A Saúde informa que está realizando remanejamentos dentro da rede de atenção à saúde, para poder atender toda a população. “Dentro do quadro dos servidores, todos os funcionários sintomáticos são testados, e caso o resultado dê positivo para Covi-19 ou influenza, o servidor é afastado, a fim de preservar a sua saúde e a dos demais colegas”, afirma a nota.

A Prefeitura ressaltou que considera os eventos de agressão isolados e também disse que, atualmente, não tem o quantitativo de servidores agredidos. A Subsecretaria de Atenção à Saúde orienta às equipes a sempre tratar a comunidade/usuários dentro dos protocolos, com cordialidade, técnica e ética. “Diante de atitudes agressivas, colocando em risco a integridade física das equipes e funcionários, os servidores devem acionar a Guarda Municipal e a Polícia Militar. Orientamos também que devem envolver/comunicar o Conselho de Saúde Local e demais atores locais (associação e comunidade), visando apoio e sensibilização do território para o pertencimento do Equipamento Público de Saúde.”

Tópicos: coronavírus / vacina

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia