UFJF divulga calendários acadêmicos para 2023

No total, são três calendários: um para maioria dos cursos e outros dois para cursos da área da saúde de Governador Valadares; situação dos cursos que tiveram suplementar ainda não foi definida


Por Tribuna

24/11/2022 às 20h05- Atualizada 24/11/2022 às 20h06

O Conselho Setorial de Graduação (Congrad) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou, nesta quarta-feira (23), os novos calendários acadêmicos que entram em vigência em 2023. Ao todo, são três documentos, sendo um para a grande maioria dos cursos, que estarão cumprindo o ano letivo de 2023 de forma regular, e outros dois calendários para cursos da área da saúde do campus de Governador Valadares, que ainda estão repondo conteúdos do ano letivo de 2022, em decorrência da pandemia.

Os calendários acadêmicos podem ser conferidos nas resoluções 112, 113 e 114 de 2022 do Congrad. O Conselho ainda não definiu os cronogramas dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia, Farmácia, Jornalismo e RTVI, todos do campus sede. Esses ainda serão votados em reunião e divulgados posteriormente.

Calendário acadêmico regular

O calendário acadêmico regular prevê, tanto em Juiz de Fora quanto em Governador Valadares e para o Ensino a Distância, que as aulas do primeiro semestre de 2023 terão início no dia 13 de março e se encerram no dia 18 de julho. Já o segundo semestre letivo terá início em 14 de agosto e se encerra em 20 de dezembro.

Confira as principais informações para o início do período:

Matrícula

O prazo para a primeira matrícula, realizada pelos estudantes, acontece entre 1º e 6 de fevereiro, por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Nos dias 9 e 10 do mesmo mês, o processo passa pela primeira análise do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO).

Após esse procedimento, entre os dias 13 e 15 de fevereiro, os estudantes devem fazer os ajustes necessários na matrícula, também via Siga, e já nos dias 16 e 17, o processo retorna para o CGCO para a segunda análise. Por fim, os coordenadores de cursos têm entre 23 fevereiro e 17 de março para ajustar o que for necessário.

Dispensa de disciplinas

O calendário acadêmico também prevê prazo para o pedido de dispensa de disciplinas. O requerimento deve ser realizado entre 6 e 31 de março. Em Juiz de Fora a solicitação deve ser feita na Central de Atendimento (CAT), em Governador Valadares é preciso ir até a secretaria do curso e nos polos.

Disciplinas isoladas ou com vagas ociosas

Para quem desejar fazer matrícula em disciplinas ociosas, a data é o dia 20 de março. Já para quem deseja se inscrever em disciplina isolada nos cursos presenciais deve realizar o procedimento no dia 29 do mesmo mês.

Colação de grau

Entre 10 e 14 de abril, os estudantes concluintes dos cursos devem se inscrever para participar da Colação de Grau, via Siga, e os coordenadores têm entre 17 e 20 do mês para autorizar o requerimento. Geralmente, após esse prazo é definida a data da cerimônia.

Trancamento

O calendário prevê que o dia 21 de abril é a data limite para trancamento de disciplinas. Informações sobre o segundo semestre letivo, bem como sobre todos os procedimentos previstos, podem ser conferidos no calendário acadêmico.

Outros calendários

Em decorrência da pandemia de Covid-19, os cursos de Fisioterapia do campus Juiz de Fora e as graduações de Farmácia, Medicina e Nutrição do campus de Governador Valadares darão início ao segundo semestre letivo de 2022. Já Odontologia do campus avançado ainda começará o primeiro semestre letivo de 2022. As atividades para essas graduações começam no dia 27 de fevereiro e serão encerradas em 4 de julho.

Matrícula

O período para a primeira matrícula, realizada pelos acadêmicos, acontece em 1 e 6 de fevereiro, por meio do Siga, e nos dias 9 e 10 do mesmo mês, o processo passa pela primeira análise do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO).

Após esse procedimento, entre os dias 13 e 15 de fevereiro, os estudantes devem fazer os ajustes necessários na matrícula, também via Siga, e já nos dias 16 e 17, o processo retorna para o CGCO para a segunda análise. Por fim, os coordenadores de cursos têm entre 23 e 28 fevereiro para ajustar o que for necessário.

Vagas em disciplinas ociosas

Aqueles que desejam realizar matrícula em disciplinas ociosas, a data é o dia 20 de março. Já entre 27 e 31 do mesmo mês, os alunos devem se inscrever para participar da Colação de Grau, via Siga, e os coordenadores têm entre 3 e 6 de abril para autorizar o requerimento.

Trancamento

Além disso, o calendário prevê que o dia 7 de abril é a data limite para trancamento de disciplinas. Os calendários acadêmicos não preveem as datas para os demais semestres letivos.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.